É um dos melhores filmes de guerra da história, mas é muito menos conhecido que 'O Resgate do Soldado Ryan', de Spielberg
'O Resgate do Soldado Ryan', que se tornou um dos filmes de guerra mais simbólicos. Porém, Spielberg não foi o único que quis evocar esse período em sua filmografia. Outro longa-metragem, bem menos conhecido, procurou reconstituir esse período sombrio.
Há poucos dias, os franceses, os americanos, bem como os ingleses (e também uma boa parte da Europa) celebraram o 80º aniversário do desembarque na Normandia. Nesta ocasião, muitas celebridades se reuniram para prestar homenagem aos soldados que morreram durante a guerra, incluindo Steven Spielberg.
À medida que a explora, a Segunda Guerra Mundial tem um significado especial para ele. É também por isso que decidiu dirigir "O Resgate do Soldado Ryan", que se tornou um dos filmes de guerra mais simbólicos deste acontecimento. Porém, o cineasta não é o único que quis evocar esse período em sua filmografia. Outro longa-metragem, bem menos conhecido, procurou reconstituir esse período sombrio.
"O Trem" é um filme de guerra lançado em 1964, dirigido por John Frankenheimer e estrelado por Burt Lancaster ("Os Assassinos"). A história se passa na França durante a Segunda Guerra Mundial e nos apresenta uma parte da Segunda Guerra Mundial. Um combatente da resistência francesa, interpretado por Lancaster, tenta desesperadamente parar um trem cheio de obras de arte roubadas pelos nazistas e com destino à Alemanha.
O filme é um thriller intenso, pois o protagonista usa todos os recursos à sua disposição para parar o trem antes que ele cruze a linha. Aqui, é o elogio aos combatentes da resistência que o diretor quer retratar e, principalmente, à sua determinação.
Assim como muitos filmes que retratam esta era sombria da história, este episódio conhecido como "trem Aulnay" é inspirado em...
Matérias relacionadas