Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Depois de 16 anos na TV, Kiko Mascarenhas finalmente é reconhecido

7 jul 2010 - 12h36
Compartilhar
Manoela Reis

Kiko Mascarenhas está acostumado a ser reconhecido nas ruas há tempos. Só que, na maioria das vezes, as pessoas o identificam mas não sabem de onde. O baderneiro Delavega, seu personagem em Separação?!, humorístico da Globo, veio para mudar isso. "Agora as pessoas me chamam pelo nome do personagem e não se referem a mim como 'aquele ator da Globo'", comemorou. Apesar da aparência típica de um gaúcho, Kiko interpreta o peruano Delavega, o bilontra do escritório, que vive entre tapas e beijos com Aguinaldo, protagonista de Vladimir Brichta. "A relação entre os personagens é inacreditável. O Delavega dá um soco na cara do Aguinaldo e, no dia seguinte, liga para tomar um chope. Não existe o pedido de desculpas. Isso passa batido", definiu.

O sotaque é a característica mais marcante do Delavega. Como é viver um personagem que fala portunhol?

Não tenho problema nenhum em interpretar sotaques. Cresci em Copacabana, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, que é cheio de gringos. Sempre reparei bastante neles e, desde pequeno, imitava muito. Outro dia me toquei que, por minha família ser toda gaúcha, eles têm umas brincadeiras em espanhol. Repetem expressões do tipo "si, pero no más". Mesmo com essa facilidade, fui procurar um professor do idioma. Depois percebi que era mais interessante observar ele tentando falar português do que aprender a gramática espanhola.

O diretor José Alvarenga costuma trabalhar com o improviso no humor. Como você lida com isso na TV, já que sua formação é teatral?

Na televisão, a gente tem poucas oportunidades de improvisar. Só mesmo com um diretor que confia nos atores. Ele se arrisca e coloca a gente em risco também. Mas me sinto muito à vontade. Confesso que, às vezes, o Alvarenga me deixa meio tenso na hora em que precisa interromper os nossos momentos de improviso. Quando, por exemplo, a gente se posiciona errado. Eu consigo, mas saio do estúdio suando, tremendo. Ele até comentou que o Luiz Fernando Guimarães sente a mesma coisa quando os dois trabalham juntos.

Você vem do teatro e interpretou papéis de gêneros distintos nos palcos. Já na TV, a maioria de seus personagens é de humor. Por que você acha que isso aconteceu?

Existe um perfil na TV que não existe no teatro. Nos palcos você pode ser quem quiser. Eu posso interpretar um jovem de 23 anos mesmo aos 46. Na televisão isso não acontece. Eu gostaria de tentar algo diferente, assim como já fiz inúmeras vezes nos espetáculos, mas sempre me chamam para a comédia. Acho que os diretores dão aquele tiro certo, sabem que vou funcionar e não arriscam muito. Vários produtores de elenco se surpreendem quando vêem minhas peças. Também já tive oportunidades mais sérias e maiores no cinema. Só na TV que isso não acontece. Mas não dispenso uma comédia.

Você acredita que seu trabalho é menos valorizado na TV?

Acho que a TV agrega valores que não são necessariamente artísticos. Muitas vezes você vê atores brilhantes no teatro, mas que não estão no ar. No lugar deles escalam atores não tão bons, mas com uma vida agitada e exposta. Não acredito que é a vida particular bombástica de uma celebridade que leva o público a assistir a uma novela. A TV está cheia de rostinhos bonitos que não emocionam. Aí, de repente, entra alguém que é mais "clown" e que não liga para isso e o público torce por ele. É inegável que um bom ator prende o telespectador.

E por que você acha que ainda não teve um papel de maior destaque na TV?

Errado é não trabalhar, então vou aceitando os papéis que me oferecem e faço todos com a mesma vontade. Sou protagonista no teatro há muitos anos e minhas participações no cinema só crescem. Acho que há diretores que apostam mais, outros que apostam menos, assim como existem produtores de elenco que têm medo de arriscar. Isso - aliado ao perfil da própria TV - dificulta a vida dos bons atores de teatro.

Separação?! - Globo - Sexta, às 23h05.

Kiko Mascarenhas trabalha há 16 anos na TV
Kiko Mascarenhas trabalha há 16 anos na TV
Foto: TV Press
Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra