De direita, ‘pero no mucho’: jornalistas conservadores da GloboNews criticam Trump
Liberais, Merval Pereira e Joel Pinheiro assumem discursos que agradam à esquerda
Com o tarifaço e as sanções a autoridades do Brasil, Donald Trump fez alguns comentaristas políticos associados ao pensamento de centro-direita se voltarem contra ele.
São os casos de Merval Pereira e Joel Pinheiro da GloboNews.
Ambos são vistos como estranhos no ninho: conservadores entre colegas de emissoras com posições progressistas — alguns, bem próximos à esquerda e ao lulismo.
Atacado nas redes sociais quando foi contratado em junho de 2024 devido às ideias liberais, Joel criticou o recente relatório sobre Direitos Humanos do governo dos Estados Unidos rebaixando o Brasil. Ele destacou a ausência de citação no documento aos abusos cometidos em El Salvador (cujo presidente, Nayib Bukele, é aliado de Trump) e da ação mortal de Israel contra palestinos em Gaza.
O comentarista questiona alguns atos do ministro Alexandre de Moraes (a exemplo da proibição do uso de redes sociais por investigados e a suspensão de perfis), mas se coloca contra a cruzada de Eduardo Bolsonaro em busca de anistia ao pai, Jair Bolsonaro, com consequências negativas a milhões de brasileiros.
Homem de confiança da família Marinho, dona da Globo, Merval também faz críticas recorrentes aos ataques de Trump contra a soberania do Brasil. Disse, no ‘Estúdio i’, que inicialmente achava importante o presidente Lula telefonar para o líder norte-americano a fim de tentar uma negociação, porém, mudou de ideia; afirmou que, se fosse o brasileiro, não ligaria para evitar ser humilhado.
Em outro momento, o jornalista classificou de “desvario” o atual tratamento dos Estados Unidos à “democracia brasileira”. “É muito impressionante que o Trump ache que, com isso, vai mudar o julgamento (do Bolsonaro) do Supremo. Vive num mundo completamente à parte”, opinou.
A situação é irônica: no momento em que a GloboNews enfrenta o boato de se deslocar ao centro após as saídas de Eliane Cantanhêde e Daniela Lima, os principais comentaristas à direita do canal assumem discursos capazes de provocar a ira de bolsonaristas e aplausos dos progressistas.