Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chef Paulo Machado participa do ‘MasterChef’ e revela o que cozinharia a famosos

Especialista na gastronomia do Pantanal comenta os bastidores da gravação e a paixão do brasileiro por programas sobre comida

13 jun 2023 - 09h23
Compartilhar
Exibir comentários

O chef Paulo Machado faz uma participação especial no episódio desta terça-feira (13) do ‘MasterChef Brasil’. O especialista em cozinha pantaneira vai desafiar os participantes a preparar pratos típicos.

“Uma viagem pelos sabores de uma das regiões mais exuberantes do Brasil”, anunciou a apresentadora Ana Paula Padrão em cenas antecipadas. “Cheiro de comida boa”, disse a chef jurada Helena Rizzo. Um spoiler: vai ter carne exótica no menu.

Mestre em Hospitalidade e formado em escolas de gastronomia na França, Paulo Machado até levou um berrante ao estúdio da Band, na capital paulista, para gerar o clima do Pantanal.

Em conversa com o Sala de TV, ele revelou um pouco do episódio e quais pratos prepararia a duas grandes celebridades que admira.

Como foi sua terceira participação no ‘MasterChef Brasil’?

Incrível, diferente das outras. Dessa vez, pude expressar a fundo com várias receitas e ingredientes o que é a cozinha encontrada no Pantanal. Gravei o programa no início de maio.

Conte um pouco da interação com a apresentadora e os chefs jurados.

Esta edição está especial pela comemoração dos 10 anos de programa e também pela presença do chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, um querido amigo que admiro demais. Sou grande admirador também do trabalho da chef Helena Rizzo, conversamos muito sobre os peixes do Pantanal. O Erick Jackin é, além de um baluarte da cozinha francesa no Brasil, uma pessoa muito inteligente e espirituosa. A Ana Paula Padrão nem se fala! Pensa numa pessoa simpática e que entende bastante de gastronomia. Para coroar, os participantes desta edição estão realmente empenhados em fazer pratos gostosos, com atenção ao modo de preparo e à apresentação.

Como explica essa paixão do brasileiro por programas de gastronomia?

Um fenômeno, realmente. A tendência é isso se consolidar cada vez mais pois as pessoas passaram a se preocupar com o que comem, pelos processos e receitas. Não acontece só no Brasil, mas no mundo todo. Estive no Japão ano passado e me impressionou o tanto que a comida está inserida em todos os horários da televisão. Acho que o Brasil ainda vai evoluir muito mais nessa área. Gosto de assistir a temporadas antigas do ‘MasterChef’, reprises do ‘Mesa pra Dois’ com Alex Atala e Flavia Quaresma (exibido no GNT, anos atrás) e também ao programa do saudoso chef francês Anthony Bourdain (1956-2018), que até hoje me ensina muito.

A cozinha pantaneira tem conseguido relevante espaço na TV e na mídia em geral? A novela ‘Pantanal’ ajudou a disseminar os sabores da região?

Sim, a evolução da cozinha pantaneira passa pelo interesse dos brasileiros em conhecer mais este que é o menor bioma do país, com imensurável riqueza em fauna e flora. A novela ajudou, mas também existe um movimento muito bonito de reconhecimento do próprio pantaneiro e dos habitantes da região Centro-Oeste em geral com a sua própria cultura e, consequentemente, a valorização de receitas regionais.

Quais celebridades e autoridades já experimentaram pratos preparados por você?

Olha, já servi chefes de Estado, fiz menu de posse presidencial e cozinhei a cantores estrangeiros. Estive em mais de 15 países representando o Brasil em ações do Itamaraty (o Ministério das Relações Exteriores). Cozinhei para o presidente do Quênia e também para o Robert Plant, vocalista do Led Zepellin, que esteve num dos meus festivais de cozinha brasileira no Peru. Quem também experimentou pratos meus foram o ator e cantor Gabriel Sater (o Trindade de ‘Pantanal’), a influenciadora Aline Riscado e a apresentadora e campeã do ‘BBB13’ Fernanda Keulla. Em 2022, cozinhei em Tóquio para o apresentador e comediante Chris Matsumura, um dos comediantes mais amados do Japão. 

E para quem ainda quer cozinhar?

Quero saber o que a Fernanda Montenegro e o Mick Jagger achariam de um prato preparado por mim com carne de jacaré, um surtum (tipo de corte de carne bovina) na lenha de angico ou um pacu bem gordo assado com farofa de banana e especiaria de guavira.

O chef Paulo Machado com o elenco principal do 'MasterChef Brasil': "O mundo todo gosta de programa de comida"
O chef Paulo Machado com o elenco principal do 'MasterChef Brasil': "O mundo todo gosta de programa de comida"
Foto: Reprodução
Momentos do episódio com prova de comida pantaneira da atração gastronômica da Band
Momentos do episódio com prova de comida pantaneira da atração gastronômica da Band
Foto: Reprodução
Sala de TV Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade