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"Carminha pode ter final melhor que o de Flora", diz especialista

16 out 2012 - 12h51
(atualizado às 15h13)
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Marina Azaredo

Depois de sete meses de polêmicas e recordes de audiência, Avenida Brasil chega ao fim na noite desta sexta-feira (19). Sucesso incontestável, a novela mobilizou a opinião pública e levou para o trabalho, para a sala de casa, para as mesas de bar e, principalmente, para as redes sociais o debate sobre as maldades de Carminha (Adriana Esteves) e a sede de vingança de Nina (Débora Falabella). Quem está certa? Nina passou dos limites? Carminha seria uma vilã incompreendida?

Infográfico: Qual foi a maior forçada de barra em 'Avenida Brasil'

Mauro Alencar já considera 'Avenida Brasil' um dos cânones da teledramaturgia mundial
Mauro Alencar já considera 'Avenida Brasil' um dos cânones da teledramaturgia mundial
Foto: Estevam Avellar/TV Globo / Divulgação

Infográfico: Confira os resumos das novelas

Agora, na última semana, a expectativa entre os telespectadores só aumenta. Além do desfecho da história de Nina e Carminha, o último capítulo deve revelar quem matou Max (Marcello Novaes), quem é o possível vilão que está por trás das ações de Carminha, com quem a periguete Suelen (Isis Valverde) vai ficar e se o mulherengo Cadinho (Alexandre Borges) vai escolher uma de suas mulheres ou vai mesmo é ficar com as três.

Para Mauro Alencar, doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latinoamericana pela USP e autor de livros sobre o tema, Avenida Brasil já é um dos cânones da teledramaturgia mundial. Em entrevista ao Terra, ele falou sobre as razões para o sucesso da novela, sobre o estilo do autor João Emanuel Carneiro e sobre o desfecho do folhetim. "Há chances de que Carminha tenha melhor final do que o de suas "irmãs" Bárbara (Giovanna Antonelli em Da Cor do Pecado), Leona (Carolina Dieckmann em Cobras & Lagartos) e Flora (Patrícia Pillar em A Favorita)", disse ele.

Confira a seguir a entrevista.

Terra - Na sua opinião, a que se deve o sucesso de Avenida Brasil?

Mauro Alencar -

Primeiramente, o texto de João Emanuel Carneiro e sua equipe é muito bom e propicia excelentes cenas aos atores, principalmente para as protagonistas, Nina e Carminha . Os personagens são outro forte motivo para o sucesso. Carismáticos, repletos de nuances e bastante populares, são perfis que agradaram em cheio ao público. Para não me estender, cito como exemplo os casos de Marcello Novaes, José de Abreu e Deborah Bloch, ou seja, atores com longo currículo que se destacaram na novela.

Avenida Brasil

também deixa um saldo positivo na carreira de Letícia Isnard, Juliano Cazarré, Cláudia Missura e Cacau Protásio, entre outros. O elenco foi escalado de modo perfeito e soube levar a trama com muito profissionalismo e brilho. A direção de Ricardo Waddington, Amora Mautner e José Luiz Villamarim teve excelentes momentos, trabalhando a agilidade da narrativa até nos pequenos detalhes. O sucesso de

Avenida Brasil

se deve basicamente ao trabalho de seus profissionais (além de autores, diretores e elenco, trabalhadores como figurinistas, camareiras, sonoplastas, técnicos, continuistas, cenotécnicos, pesquisadores etc.).

Terra - Depois de Avenida Brasil, João Emanuel Carneiro se firma como o principal autor de novelas da Globo?

Mauro Alencar -

João Emanuel Carneiro foi responsável por interessantes trabalhos como

Cobras & Lagartos

(2006), além das participações em roteiros cinematográficos como

A Partilha

(2001) e

Central do Brasil

(1999). Sua trajetória é ascendente e com positivas perspectivas para o futuro. Não digo que esteja se firmando como o "principal autor", porque definitivamente não há um único grande autor, ainda mais se olharmos com atenção a pluralidade de horários da teledramaturgia e a sua demanda pela especificidade autoral. Mas com certeza João Emanuel Carneiro está entre os melhores profissionais da Rede Globo atualmente.

Terra - Da Cor do Pecado foi a primeira novela de João Emanuel Carneiro como autor principal e já foi um grande sucesso. Que elementos em comum há nessas novelas que fazem delas sucesso de público?

Mauro Alencar -

Em todas as obras de João Emanuel Carneiro, há o resgate do clássico folhetim, com atualização em suas temáticas e roupagens. Por esta brecha da modernização do melodrama, encontramos diálogos entre a telenovela e o cinema e os seriados. O respeito ao melodrama também é evidente quando revemos as vilãs do autor ou o frequente duelo entre bem e mal.

Terra - A novela passou por um auge, por volta do 100º capítulo, e depois começou a receber algumas críticas porque o autor estaria "enrolando" demais a trama. Você concorda?

Mauro Alencar -

Toda trama tem seus momentos de tensão e relaxamento. Seria enfadonho manter uma história por sete ou oito meses aumentando constantemente a sobrecarga de revelações ou acontecimentos. Foi o que aconteceu em

Avenida Brasil

: um momento necessário para recuar e construir novas expectativas para os próximos capítulos.

Terra - O autor também recebeu críticas por ter "forçado a barra" em alguns pontos, como o fato de Nina só ter fotos impressas de Carminha e Max e Tufão ser ingênuo demais. Você acha que isso realmente incomoda o público ou novela precisa ter essas "forçadas de barra"?

Mauro Alencar -

Uma novela precisa ter coerência em sua estrutura. Detalhes como este são banais diante do especial trabalho de tantos bons profissionais. Além disso, trata-se de uma obra de ficção, uma recriação da realidade, um jogo do faz-de-conta que de tão bem produzido pensamos que é realidade...

Terra - O que você espera do final de Avenida Brasil? Como acha que o autor vai conduzir esse desfecho?

Mauro Alencar -

Diante de todos os excelentes momentos que

Avenida Brasil

proporcionou a seus telespectadores, acredito que João Emanuel Carneiro tenha programado uma última semana eletrizante, com revelações que alterem por completo nossa compreensão sobre esta novela.

Terra - É possível que Carminha tenha um final parecido com o de Bia Falcão, de Belíssima, que acabou a novela com Cauã Reymond em Paris?

Mauro Alencar -

Quando o assunto é telenovela, qualquer final é possível. Há chances de que Carminha tenha melhor final do que o de suas "irmãs" Bárbara (Giovanna Antonelli em

Da Cor do Pecado

), Leona (Carolina Dieckmann em

Cobras & Lagartos

) e Flora (Patrícia Pillar em

A Favorita

). No entanto, um final punitivo também seria interessante.

Terra - Na sua opinião, que personagem tem mais potencial para ser o grande vilão ao lado de Carminha?

Mauro Alencar -

Tirando o Max, que já morreu, nenhum deles.

Terra - Algum palpite sobre o assassino de Max?

Mauro Alencar -

Santiago é forte candidato. Mas tudo não passa de hipótese porque só o autor tem a lógica final.

Terra - Com uma mocinha que não é tão mocinha, Cauã Reymond já declarou que Jorginho é a verdadeira mocinha da trama. Você concorda?

Mauro Alencar -

Ironias à parte, é evidente que a mocinha desta novela é Nina. O fato de Nina agir e chegar a extremos (como tomar atitudes antiéticas para prosseguir em sua vingança) não a faz perder a função de mocinha. Muito pelo contrário: enriquece-a com um perfil complexo e neurotizado.

Terra - O público está cansado das mocinhas tradicionais?

Mauro Alencar -

Não diria que o público se cansou das mocinhas tradicionais, mas que ele se interessa quando há uma alternância entre as características da heroína. Umas doces, outras vingativas, estas obstinadas, aquelas frágeis... A teledramaturgia brasileira só chegou ao ponto que está porque tem um vasto painel de perfis de personagem.

Terra - Assim como Cheias de Charme, que acabou recentemente, Avenida Brasil investe forte em um núcleo classe C, suburbano. Essa é uma tendência que veio para ficar? O sucesso se deve a isso?

Mauro Alencar -

Não acredito que o sucesso de

Avenida Brasil

se deva prioritariamente à classe C, mas é um dos fatores que colaboraram para o êxito da produção. A grande presença da classe C nos personagens e temas das novelas recentes (

Cheias de Charme

e

Avenida Brasil

) reflete uma situação atual no País. É possível que outras novelas voltem a abordar esse tema. Glória Perez já o fez em diversas tramas, como

O Clone

,

Explode Coração

e

América

.

Terra - Avenida Brasil é um marco na história da teledramaturgia brasileira?

Mauro Alencar -

Só o distanciamento do tempo poderá nos dizer se

Avenida Brasil

é um marco na teledramaturgia brasileira. Contudo, o grande saldo positivo desta produção é que ela é uma retomada das grandes premissas da clássica telenovela: personagens caracterizados com fortes tintas, trama convergente e valorização dos ganchos dos capítulos como dinâmica da narrativa da telenovela. Estes mesmos quesitos (encontrados em abundância em novelas de Janete Clair, Ivani Ribeiro, Geraldo Vietri, Walter Negrão, entre outros) são resgatados em

Avenida Brasil

com imediata aprovação popular.

Terra - Avenida Brasil originou diversos memes na internet. A rede ajudou na popularização da novela?

Mauro Alencar -

A internet colaborou na popularização da novela, mas, acima de tudo, trata-se de um reflexo imediato da reação dos telespectadores sobre

Avenida Brasil

.

Terra - Quais são os pontos altos e os pontos fracos de Avenida Brasil?

Mauro Alencar -

Com tantos aspectos surpreendentes, já considero

Avenida Brasil

como um dos cânones da teledramaturgia mundial.

Terra - Será um desafio ainda maior para Glória Perez superar o sucesso de Avenida Brasil?

Mauro Alencar -

Substituir uma trama de sucesso como

Avenida Brasil

sempre é um desafio. Porém, Glória Perez tem uma lista de memoráveis trabalhos, como

Barriga de Aluguel

(1990/91),

Explode Coração

(1995/96),

O Clone

(2001/02) e

Caminho das Índias

(2009). Além disso, a autora abordará o tráfico internacional de pessoas, um tema polêmico, atual e preocupante. Glória tem tudo para apresentar mais uma excelente novela.

Fonte: Terra
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