1 evento ao vivo

'Meu Bem, Meu Mal': 7 fatos da última novela de Lídia Brondi

Trama relançada no Globoplay teve imprevistos nos bastidores e o impagável bordão “Quero melão!”

29 set 2020
08h58
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Parece ter sido ontem, mas a despedida de Lídia Brondi da teledramaturgia aconteceu há 30 anos. ‘Meu Bem, Meu Mal’ foi o último trabalho da atriz. Depois disso, ela trocou os estúdios pela faculdade de Psicologia.

Fora da TV há 30 anos, Lídia Brondi declarou à revista ‘IstoÉ’ que a carreira de atriz é “assunto que ficou para trás”
Fora da TV há 30 anos, Lídia Brondi declarou à revista ‘IstoÉ’ que a carreira de atriz é “assunto que ficou para trás”
Foto: Reprodução

Graduada, montou consultou e investiu em pesquisas. Nunca mais quis saber da carreira artística e deu raras entrevistas nesse período. Em 29 de outubro (mesmo dia no qual a novela estreou, em 1990) ela fará 60 anos.

Selecionamos curiosidades a respeito de ‘Meu Bem, Meu Mal’, lançada na plataforma Globoplay.

Durante as gravações, Lídia Brondi e Cássio Gabus Mendes se apaixonaram e começaram a namorar. Na trama, interpretaram o casal Fernanda e Doca. Nos dois anos anteriores, haviam trabalhado juntos nos sucessos ‘Tieta’ (1989/1990 - Ela como Leonora; ele, Ricardo) e ‘Vale Tudo’ (1988/1989 - Ela na pele de Solange; ele, interpretando Afonso). Discretos, eles sempre mantiveram o relacionamento blindado contra o assédio da imprensa. Moram em São Paulo.

Em uma época na qual as novelas lançavam inúmeros ‘modismos’, o corte de cabelo de Fernanda (Lídia Brondi), estilo ‘joãozinho’ com franjão reto, foi copiado por milhares de brasileiras. A faixa de cabelo usado pela sofisticada protagonista-vilã Isadora (Sílvia Pfeifer) também fez sucesso. 

‘Meu Bem, Meu Mal’ foi o último folhetim feito por Luma de Oliveira. Ela vinha do sucesso da personagem Dedé de ‘O Outro’ (1987). No decorrer das gravações, a atriz ficou grávida do empresário Eike Batista e pediu para deixar a produção. A solução foi matar sua personagem Ana Maria. Dedicada ao casamento, Luma abandonou a carreira na TV.

A irmã de Luma, Ísis de Oliveira, também estava no elenco. A atriz se desentendeu com a produção da novela por conta de escala de gravações na época das festas de fim de ano. De acordo com a imprensa, ela faltou ao trabalho. Seu contrato foi rescindido. A personagem Mimi saiu de cena com a desculpa de uma viagem urgente à Europa. Ísis, hoje com 70 anos, nunca mais fez novela na Globo. Participou apenas de algumas edições do ‘Você Decide’.

Alguns atores de ‘Meu Bem, Meu Mal’ em fotos da época da novela
Alguns atores de ‘Meu Bem, Meu Mal’ em fotos da época da novela
Foto: Reprodução

‘Meu Bem, Meu Mal’ marcou a estreia de vários atores em novelas da Globo. Entre eles, o então novato Fábio Assunção, aos 19 anos, e a veterana Zilda Cardoso (1936-2019), com 54 anos na época. Foi o caso também de Ariclê Perez (1943-2006), que vinha da problemática ‘Cortina de Vidro’, do SBT. Ex-modelo internacional, Silvia Pfeifer, então com 32 anos, havia feito antes apenas a minissérie ‘Boca no Lixo’, encerrada três meses antes do início do folhetim.

“Eu quero melão!” virou bordão nacional. A frase banal foi dita por Dom Lázaro Venturini, o poderoso patriarca que passou muitos capítulos imóvel e calado por conta de um derrame. De repente, ainda acamado, ele surpreendeu a engraçadíssima enfermeira Elza (Zilda Cardoso) com o pedido pela fruta. Em 2016, quando o folhetim ganhou exibição no canal Viva, a cena bombou nas redes sociais. O ator Lima Duarte virou alvo de brincadeiras nas ruas: os fãs repetiam a frase de seu inesquecível personagem.

Lembra do tema de ‘Ghost’? Pois ‘Unchained Melody’ (Oooh my love, my darling / I’ve hungered / Hungered for your touch...), dos Righteous Brothers, virou a canção da personagem Isadora (Silvia Pfeifer). A novela da Globo e o filme estrelado por Demi Moore e Patrick Swayze foram lançados na mesma semana. A canção ficou entre as mais tocadas nas rádios brasileiras em 1991.

Veja também:

Carol Francischini treina na varanda de sua casa
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade