PUBLICIDADE

Denúncia sexual derruba outro âncora de TV. Sobrará alguém?

Matt Lauer, um dos mais famosos apresentadores dos EUA, perdeu o emprego após acusação de assédio

29 nov 2017 - 13h48
Compartilhar
Exibir comentários

Na semana passada, o premiado veterano do telejornalismo americano Charlie Rose, 75 anos, perdeu seus empregos nos canais CBS e PBS por conta de funcionárias que o denunciaram por exibicionismo sexual nos bastidores.

Nesta quarta-feira (29), os Estados Unidos acordaram chocados com a demissão de outra estrela da TV: Matt Lauer, âncora desde 1997 do ‘Today’, programa matinal da NBC.

Matt Lauer era considerado ‘intocável’ na NBC até que uma denúncia o fez cair em desgraça
Matt Lauer era considerado ‘intocável’ na NBC até que uma denúncia o fez cair em desgraça
Foto: Divulgação/NBC / Sala de TV

O motivo? ‘Comportamento sexual inadequado’, de acordo com comunicado emitido pela emissora. Os detalhes não foram revelados, mas sabe-se que uma colega de trabalho apresentou provas de que foi assediada pelo jornalista.

Não são casos isolados. Vários outros apresentadores de sucesso nos Estados Unidos caíram em desgraça após acusações de assédio ou atitude considerada inapropriada.

Há dois meses, por exemplo, o renomado host e comentarista político Eric Bolling, da Fox News, teve seu contrato rescindido em decorrência da investigação de denúncia de crime sexual no ambiente de trabalho – ele enviou a três mulheres mensagens com fotos e textos pornográficos.

Em abril deste ano, a mesma Fox News se viu obrigada a demitir o maior medalhão de seu elenco: o âncora Bill O’Reilly, do ‘The O’Reilly Factor’, que estava no ar havia 21 anos e era a atração mais assistida do telejornalismo exibido na TV paga americana.

Os ‘predadores sexuais’ Charlie Rose, Eric Bolling e Bill O’Reilly: famosos, ricos e agora sem emprego em nenhuma grande emissora
Os ‘predadores sexuais’ Charlie Rose, Eric Bolling e Bill O’Reilly: famosos, ricos e agora sem emprego em nenhuma grande emissora
Foto: Divulgação/CBS e Fox News / Sala de TV

Matérias do ‘The New York Times’ revelaram a existência de processos judiciais e acordos do apresentador com várias colegas de trabalho que o acusaram de assédio. Ele e a emissora pagaram uma fortuna em acordos para encerrar as batalhas jurídicas.

Quando o escândalo explodiu, a imagem de O’Reilly ficou tão manchada que o canal não teve outra opção: dispensou o responsável por um dos maiores faturamentos da empresa.

Casos de assédio sexual em emissoras de TV sempre aconteceram. Antes, eram abafados para não chegar à imprensa.

Nos últimos anos, e especialmente após a onda de denúncias contra o produtor de Hollywood Harvey Weinstein, as vítimas não aceitam mais ficar caladas.

A cada semana, surgem novos escândalos protagonizados por profissionais de mídia – apresentadores, atores, diretores de canais – tão famosos quanto milionários.

Caso o ritmo de denúncias continue assim, não vai sobrar nenhum homem para apresentar telejornal na América.

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade