2 eventos ao vivo

Bullying por orelhas grandes no ‘Ídolos’ gera processo à SIC

Rapaz pede 100 mil euros de indenização por ter sido ridicularizado no canal parceiro da Globo

17 set 2017
14h45
  • separator
  • 0
  • comentários

Na intenção de fazer graça a qualquer custo para agradar o telespectador, a TV às vezes ultrapassa o limite do aceitável ao expor ao ridículo quem se coloca diante das câmeras em busca de fama.

Humilhação sofrida por Daniel Ribeiro suscitou o debate sobre os excessos cometidos para entreter o telespectador
Humilhação sofrida por Daniel Ribeiro suscitou o debate sobre os excessos cometidos para entreter o telespectador
Foto: Reprodução/SIC / Sala de TV

Foi o que aconteceu com a SIC, emissora portuguesa parceira da Globo. Uma brincadeira de mau gosto com um candidato do talent show musical ‘Ídolos’ rendeu um processo e repercussão negativa na mídia.

Daniel Ribeiro participou das seletivas da temporada de 2015 do programa. Portador da malformação popularmente conhecida como ‘orelhas de abano’, o jovem teve essa característica destacada por efeito de computação.

Durante sua apresentação aos jurados, as orelhas aumentavam de tamanho a todo momento em deplorável recurso para provocar riso no público.

Acionado, o Ministério Público de Portugal deu razão ao participante e apoiou seu pedido de 100 mil euros – aproximadamente 370 mil reais – de indenização por danos morais.

No Brasil, várias ações judiciais semelhantes foram vencidas por pessoas ridicularizadas na TV, especialmente em ‘pegadinhas’ e citações pejorativas em reportagens.

Com seu poder imensurável, a televisão pode passar como um rolo compressor sobre a dignidade de quem aparece, voluntariamente ou não, na tela.

Não se trata de ser politicamente correto, mas de agir com respeito e ética. A sociedade já registra excesso de bullying, não precisa que a TV contribua com o massacre psicológico sofrido diariamente por milhões de anônimos.

Veja também

Do Bullying à Fama: como Natalia superou sua insegurança
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade