Babilônia: novo casal gay evita erro cometido com lésbicas
Um relacionamento construído com calma, passo a passo, sem o perigo de chocar o telespectador.
Essa é a opção dos roteiristas de Babilônia para formar o novo casal homossexual da novela: Ivan (Marcello Melo Jr.) e Sérgio (Cláudio Lins).
A lição de parcimônia foi aprendida a duras penas, com a rejeição colossal ao casal de senhoras Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathália Timberg).
As duas se beijaram na boca logo no primeiro capítulo, sem antes revelar ao público a força de seu amor e o histórico da relação.
A falta de compreensão do sentimento que as unia fez o contato físico ser rechaçado pela maioria dos noveleiros ouvidos posteriormente em pesquisa realizada pela Globo.
Com o professor de slackline e o executivo a tática dos autores é outra: mostrar a dificuldade de uma relação homoafetiva, a partir de vários aspectos.
O mais evidente é o preconceito. No caso, os ataques homofóbicos sofridos por Ivan, vítima preferida de pitboys. Em cenas frequentes o personagem ressalta a dureza de ser "negro, favelado e gay".
Sérgio representa a redescoberta sexual. Era 100% hétero, ou imaginava sê-lo. Após o fim de um casamento, surpreende-se com o desejo por outro homem.
Em cena exibida no capítulo de terça-feira (14), Sérgio entrou em pânico quando Ivan tentou tirá-lo do armário à força, ainda que em clima romântico.
Após um jantar, o rapaz o convidou para irem ao quarto. Confuso, o executivo preferiu fugir.
Para ele, assumir-se bissexual ou gay representa enfrentar, entre outras complicações, o sobrinho homofóbico que já agrediu Ivan várias vezes.
Uma sequência rápida e discreta, prevista para ir ao ar no capítulo 111, na quarta-feira (22), revelará que Ivan e Sérgio tiveram a primeira noite juntos.
Nota-se a intenção dos autores em fazer os noveleiros simpatizarem com o casal por meio dos obstáculos impostos no caminho até o final feliz. Afinal, amor de novela requer uma dose de sofrimento e outra de expectativa.
Essa torcida pelo novo casal homo, por enquanto, não está garantida. Independentemente do grau de aceitação de Ivan e Sérgio, Babilônia não deverá ter outro beijo gay.
A cota de polêmicas do folhetim já foi estourada.