O Big Brother Brasil já contou com diversos participantes que desistiram do programa ao longo de sua história. O mais recente deles foi Lucas Penteado, que pediu para sair do BBB 21 no domingo, 7 de fevereiro.
Em 2013, o apresentador Pedro Bial afirmou: "O Big Brother Brasil é brincadeira de gente grande, sim, mas é um jogo consensual. Quem topa entrar no confinamento pode muito bem, sempre, mudar de ideia. Está lá, no contrato. No BBB a liberdade é de vir e ir."
Por este motivo, diversos participantes pediram para sair do reality show e tiveram seus pedidos atendidos pelos mais variados motivos. Relembre-os abaixo.
Dilsinho 'Mad Max' - BBB 3
O motoqueiro sul-matogrossense Dilson Walkarez Filho, o Dilsinho Mad Max, como era chamado, foi o primeiro participante a desistir do Big Brother Brasil, na 3ª edição do programa, em 2003.
À época, especulava-se que a motivação seria uma desilusão amorosa com Joseane, que havia vencido o concurso Miss Brasil no ano anterior (o título foi retirado posteriormente à sua participação no BBB), mas ele negava.
Joseane e Dilsinho 'Mad Max', participantes do 'BBB 3'
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
"Vim aqui querendo crescer com a experiência. E cresci. Meu objetivo não era o dinheiro. Ela [Joseane] não foi a causa da minha saída do programa, mas de grandes alegrias que vivi na casa", explicava. Em seu lugar, entrou o guia de turimo Harry Grossman.
Dilsinho não pôde participar do reencontro dos participantes na final do BBB 3. "Ele saiu porque quis e não participa de mais nada do programa. Como diretor, foi essa a minha decisão", explicou Boninho, na ocasião.
Expulsões em reality shows - Diversos participantes já foram expulsos de reality shows como o 'Big Brother Brasil' e 'A Fazenda'. Entre os motivos, constam diversas atitudes consideradas pela direção dos programas como "agressões", uma suposta relação próxima entre um confinado e a família de um diretor da Globo e até mesmo uma ameaça usando um machado de verdade. Relembre mais detalhes desses casos a seguir.
Foto: Reprodução de 'Fazenda de Verão' (2012) / Record TV | Reprodução de 'Big Brother Brasil 17' (2017) / Globo | Reprodução de 'Big Brother Brasil 7' (2007) / Globo / Estadão
Phellipe Haagensen - 'A Fazenda 11' (2019) - Phellipe Haagensen foi expulso do reality show 'A Fazenda' em 2019 após ter dado um beijo sem consentimento em Hariany. Após o ocorrido, o ator chegou a declarar: "Sou um cara muito mulherengo, estava carente e me deu uma vontade de beijar, sim" (leia mais aqui).
Foto: Reprodução de 'A Fazenda 11' (2019) / Record TV / Estadão
Lucas e o machado - 'Fazenda de Verão' (2012) - Um dos participantes da 'Fazenda de Verão', reality da Record que contou com 'anônimos', Lucas resolveu abordar seu colega de confinamento Haysam para uma discussão carregando um machado. Após intimidá-lo, ainda tentou impedir que ele se afastasse do local. A emissora optou em expulsá-lo por "apresentar comportamento incompatível com regras básicas de convivência". Clique aqui para assistir ao momento.
Foto: Reprodução de 'Fazenda de Verão' (2012) / Record TV / Estadão
Marcos Harter - 'BBB' (2017) - O casal Marcos Harter e Emilly Araújo havia chegado entre os quatro melhores colocados do reality e tinham boas chances de se encontrar na grande final da atração. Dias antes, porém, Marcos apresentou um comportamento agressivo, considerado como uma agressão pela produção do programa, que resolveu expulsá-lo após atos como colocá-la contra a parede, além da reclamação de dores por parte de Emilly após Marcos ter apertado seus punhos. Ele chegou a ser indiciado por agressão após sua saída da casa. No mesmo ano, Marcos também participou do reality 'A Fazenda', da Record TV, e foi acusado de violência psicológica por fãs de Flávia Viana. Porém, desta vez, acabou não sendo expulso, se sagrando vice-campeão da atração.
Foto: Reprodução de 'Big Brother Brasil 17' (2017) / Globo / Estadão
Fernando Orozco - 'BBB' (2007) - O participante Fernando Orozco foi expulso do 'BBB 7' por infringir a regra que proíbe aos participantes terem "laços de parentesco ou amizade com altos funcionários da Rede Globo". Fernando seria amigo de infância do filho de Willy Haas, então diretor-geral de comercialização da emissora. Haas estaria de férias, e, ao retornar, teria comunicado a direção do programa da proximidade. "Por você ter um relacionamento direto com um alto diretor da Rede Globo, você está eliminado", foi informado o ex-participante, que se justificou: "Era amigo meu no passado, nesses últimos anos não tive tanto contato. Ligava pra ele só no aniversário pra dizer um 'oi'."
Foto: Reprodução de 'Big Brother Brasil 7' (2007) / Globo / Estadão
Nadja Pessoa - 'A Fazenda' (2018) - Após uma discussão com os participantes Caique Aguiar e Fernanda Lacerda, Nadja Pessoa deitou-se em sua cama com o humor alterado. Pouco depois, Caique foi para o local provocá-la, até que ela decidisse desferir alguns chutes em sua perna, enquanto estava de salto. A produção considerou a agressão física como a motivação para ser expulsa do programa.
Foto: Reprodução de 'A Fazenda' (2018) / Record TV / Estadão
Ana Paula - 'BBB' (2016) - Durante uma festa no 'BBB 16', Ana Paula se estranhou com os colegas Renan e Adélia, que lhe derrubou um copo de bebida em seu cabelo após sentir-se 'provocada' por Ana Paula. Em determinado momento, Ana deu dois tapas no rosto do participante Renan, que tentou intervir na situação, um com cada mão. Ele foi ao confessionário reclamar da atitude: 'Nunca tomei tapa na cara de ninguém, vou tomar tapa na cara dessa louca?!'. Pouco depois, a produção resolveu expulsá-la do programa por agressão.
Foto: Reprodução de 'Big Brother Brasil 16' (2016) / Globo / Estadão
Catia Paganote - 'A Fazenda' (2018) - A ex-paquita Catia Paganote foi expulsa da 10ª edição do reality show 'A Fazenda' na quinta-feira, 29 de novembro de 2018. Durante um jogo de 'aquabol' na piscina, Catia se estranhou com Evandro Santo e acabou lhe dando um tapa no rosto. A produção do programa decidiu expulsá-la no dia seguinte.
Foto: Reprodução de 'A Fazenda' (2018) / Record TV / PlayPlus / Estadão
Duda Yankovich - 'A Fazenda' (2011) - A lutadora sérvia Duda Yankovich foi expulsa da 4ª edição de 'A Fazenda' após dar um tapa em Thiago Gagliasso, irmão do ator Bruno Gagliasso. Na ocasião, o apresentador Britto Jr. ressaltou a trajetória correta da lutadora dentro do programa, mas afirmou que a produção não poderia deixar passar o que foi considerado como uma agressão.
Foto: Reprodução de 'A Fazenda 4' (2011) / Record TV / Estadão
Ex-BBBs que se envolveram em casos de polícia - Ao longo de suas 19 edições, diversos participantes do 'Big Brother Brasil' acabaram se envolvendo em casos de polícia, por conta de fatos ocorridos durante o confinamento ou após sua saída do 'BBB', fosse prestando depoimentos para esclarecimentos, ou até mesmo indo para a prisão. Relembre alguns casos a seguir.
Foto: Paulo Belote / Globo / Divulgação | José Cordeiro / Estadão | Globo / Divulgação / Estadão
Rodrigo Leonel - 'BBB 2' - Rodrigo Leonel, campeão da 2ª edição do 'BBB', foi preso em 26 de agosto de 2007. Na ocasião, foi autuado em flagrante por tentativa de estelionato e homicídio no Parque do Peão, em Barretos. Ele teria adulterado o adesivo usado para entrar no estacionamento do local e, posteriormente, atirado seu veículo contra o porteiro Leonardo Lourenço, que precisou ser levado ao hospital. Ele foi liberado no fim da tarde de 28 de agosto de 2007, dois dias depois, após pagar uma fiança no valor de R$ 30 mil. Na foto, durante participação na 'Turma do Didi', ao lado de Renato Aragão.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Edilson Buba - 'BBB 4' - Em 26 abril de 2004, aos 32 anos de idade, o empresário Buba, que participou do 'BBB 4', foi preso em flagrante acusado de tráfico de drogas no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba. Na ocasião, ele retirou uma bagagem do guarda-volumes do local, na qual foram encontrados 18 comprimidos de ecstasy e 50 gramas de maconha. Em sua defesa, Buba afirmou que a droga teria sido colocada por fãs que teriam lhe cercado tempos antes para lhe pedir um autógrafo. O ex-BBB morreu dois anos depois, em Curitiba, após lutar contra um câncer.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Pablo Esposito - 'BBB 7' - O argentino Pablo Esposito (ao centro, na foto), que participou do 'BBB 7', foi preso em 6 de fevereiro de 2008 no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Na ocasião, ele e sua namorada, irritados por tererm perdido um voo para Buenos Aires, invadiram a ponte de embarque e quebraram um vidro usando o telefone de contato com a torre de controle. A ponte, no caso, era considerada um patrimônio da União, e o casal foi autuado em flagrante por dano qualificado. Relembre todos os estrangeiros que já passaram belo 'BBB' clicando aqui.
Foto: Kiko Cabral / Globo / Divulgação / Estadão
Daniel Echaniz - 'BBB 12' - O participante Daniel, do 'BBB 12', chegou a ser expulso da casa por "comportamento inadequado" e foi investigado pela polícia por um possível abuso sexual. Posteriormente, ele foi inocentado das acusações, já que, segundo o depoimento de Monique, a suposta vítima, não houve crime.
Laércio de Moura - 'BBB 16' - Laércio, do 'BBB 16', foi preso em 16 de maio de 2016, após denúncias de estupro e indução de menores à ingestão de bebida alcóolica. A Polícia Civil do Paraná chegou a divulgar conversas que o ex-BBB teve com uma menor de idade por meio de redes sociais.
Foto: Paulo Belote / Globo / Divulgação / Estadão
Marcos Harter - 'BBB 17' - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro chegou a denunciar o ex-BBB Marcos Harter, expulso do reality dias antes, por ter agredido sua namorada na casa, Emilly Araújo, com "fortes beliscões, que causaram um hematoma no braço esquerdo da vítima por motivo fútil, que seria ciúmes". Marcos foi indiciado por agressão e prestou depoimento na Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Jacarepaguá, à época.
Foto: Fabio Rocha / Globo / Divulgação / Estadão
Vanderson Brito - 'BBB 19' - Vanderson participou do 'BBB 19', mas precisou sair da casa para prestar depoimentos após ser acusado de estupro (posteriormente arquivada), agressão física e importunação, o que resultou em sua desclassificação. Na ocasião, ele afirmou que as acusações, de fatos que teriam ocorrido no Acre, onde mora, seriam mentiras.
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
Intolerância religiosa - 'BBB 19' - No 'BBB 19', a Delegacia de Crimes Raciais e Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro analisou supostos casos de racismo e intolerância religiosa que teriam ocorrido durante o reality show, em sigilo. A participante Paula, por exemplo, afirmou: "Tenho medo do Rodrigo, porque ele fala o tempo todo desse negócio de Oxum. Eu tenho medo disso, mas nosso Deus é maior".
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
Compartilhar
Publicidade
Leonardo Jancu - BBB 9
Em 2009, o Big Brother Brasil trouxe a primeira edição do chamado Quarto Branco, em que três participantes ficam confinados entre paredes e camas brancas, com um grande botão vermelho no centro do cômodo. Apertá-lo significava desistir, e foi o que fez Leo Jancu.
"Logo que saí, óbvio que bateu um arrependimento ao ver que minha imagem estava ótima, e que eu chegaria longe no jogo, podendo ganhar o milhão. Para sorte do Max, ganhador, eu apertei aquele botão! [risos]", contou Leo ao Estadão em 2020.
Leonardo Jancu, o Leo do 'BBB 9'
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
O ex-BBB afirma que vivia um "momento de fragilidade" antes da desistência, e ressaltou: "Não acho que tenha sido o Quarto Branco que me fez apertar o botão vermelho."
"O que me fez apertar foi estar mal psicologicamente, sem saber como estava a imagem fora, achando que pudesse estar sendo odiado. Também tinha deixado uma menina para trás quando entrei. Tudo isso foi o que mais pesou para sair do quarto", continuou.
Netinho e Fernanda - BBB 12
Antes do início do programa, mas já após terem seus nomes divulgados na lista de participantes, Fernanda Girão e Netinho, que já estavam confinados, pediram para sair do Big Brother Brasil. Eles foram substituídos por Fabiana e Ronaldo, respectivamente.
Kleber Bambam - BBB 13
Em 2013, o Big Brother contou com o retorno de alguns ex-participantes, incluindo Fani, Natália, Anamara, Eliéser e os campeões Kleber Bambam e Dhomini.
Bambam chegou a ganhar a primeira Prova do Líder da edição, mas, no dia 12 de janeiro, foi ao confessionário e anunciou sua desistência.
Em entrevista ao Fantástico, à época, ele explicou o motivo: "O primeiro foi o primeiro. Eu tinha 24 anos, hoje tenho 35. É um doce diferente, são pessoas diferentes, o jogo é diferente. A primeira prova já foi diferente, já colocou uma situação de conflito".
"Pra mim foi mais difícil. Queria deixar uma imagem bacana aqui fora. [...] Fiquei com medo de ir lá e fazer uma coisa errada, de repente até uma agressão, ou verbal, falar alguma coisa muito forte. As palavras e os minutos lá têm muita força. Você vai do céu ao inferno em um segundo", concluiu Bambam.
Tamires - BBB 15
Tamires pediu para sair da 15ª edição do Big Brother: "Descobri que não tenho maturidade para ficar longe das pessoas que eu gosto. Achei que eu conseguiria, mas não consigo. Sou muito mais frágil do que eu imaginava."
Após sua saída da casa, a direção do programa deu um recado claro aos outros participantes: "Quem sai é desistente, é perdedor. Quem é eliminado lutou até o final, com louvor, lutou com a sua alma. Quem perde é quem desiste, quem é fraco."
"Quem quiser sair, é super simples. Vocês viram como é fácil: é só botar a malinha lá, vocês entram no confessionário e 'bum'! Sumiu da nossa vida, sumiu da nossa história. Morreu pra gente", concluiu o recado após a desistência de Tamires.
Alan - BBB 16
O filósofo Alan optou por deixar o confinamento do Big Brother Brasil em 5 de fevereiro de 2016, quando foi chamado ao confessionário e avisado pela produção que seu pai estava internado em estado grave com problemas de saúde.
Nenhum outro participante foi adicionado ao elenco após sua saída. Daniel e Tamiel, os mais próximos de Alan na casa, chegaram a chorar ao saber da notícia de sua desistência.
Alan, participante que desistiu do 'BBB 16'
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Pré-confinado do BBB 18
"Olha que loucura. Você é escolhido para o BBB, faz teste, inscrição, passa por tudo. Aí surta, vai para a descompressão e pede pra sair", escreveu Boninho em seu Instagram às vésperas da 18ª edição do reality show.
Na ocasião, o diretor falou sobre a desistência de um participante, que não teve seu nome divulgado, ainda no pré-confinamento. "Não é a primeira vez. Hoje perdemos um. Mas já botamos dois pra substituir", afirmou.
Lucas Penteado - BBB 21
Em sua passagem pelo Big Brother em 2021, o ator Lucas Penteado, que já participou do elenco de Malhação, em 2017, se envolveu em polêmicas e discussões com quase todos os participantes da casa durante as festas do programa.
Ator Lucas Penteado deixou o 'Big Brother Brasil' na manhã deste domingo, 7
Foto: Reprodução/Rede Globo / Estadão
Menos de uma semana após o início do programa, em 30 de janeiro, ele chegou a arrumar suas malas e ir à porta do confessionário, ensaiando uma desistência. Outros participantes fizeram com que ele desistisse da ideia.
Na madrugada de sábado para domingo, em 5 de fevereiro, Lucas Penteado se assumiu bissexual e deu um beijo em Gilberto, o primeiro entre dois homens na história do BBB.
Após o fato, porém, ele se desentendeu com outros participantes, como Lumena e Karol Conká. Algum tempo depois, foi novamente à porta do confessionário, mas desta vez desistiu oficialmente da disputa.
O apresentador Tiago Leifert chegou a abordar a saída de Lucas em uma "conversa séria" com os outros participantes: "Em alguns momentos alguns de vocês faltaram com fair play. Faltou 'estender a mão'." Lumena chorou após o recado.
— No Instante - A Informação Agora (@NoInstante_n10_)
February 7, 2021
Leifert ainda agradeceu ao participante desistente: "Em nome de toda a equipe do Big Brother Brasil, que semana intensa que você nos proporcionou! Fica bem, a gente está torcendo sempre por você. Obrigado por ter se jogado nesse programa".
Então, foi mostrada uma retrospectiva com momentos de Lucas Penteado na casa, encerrada com a frase "as pessoas não são más, elas só estão perdidas". Na sequência, vídeos com momentos da recepção do ex-BBB após sua saída da casa.