Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

10 frases de Glória Menezes sobre o amor, o teatro e a vida

Em declarações ao longo dos anos, artista falou sobre carreira, o relacionamento com Tarcísio Meira e a maneira de encarar a vida

21 ago 2026 - 18h47
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Glória Menezes, um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, morreu aos 91 anos no Rio de Janeiro. Em mais de seis décadas de carreira no teatro, cinema e TV, viveu cerca de 40 papéis marcantes, destacando-se em Rainha da Sucata. Ao lado do marido, Tarcísio Meira, formou a mais célebre parceria da televisão nacional. Presente em sucessos como Irmãos Coragem e Senhora do Destino, a consagrada atriz teve sua última atuação em telenovelas em 2015, com Totalmente Demais.

Considerada uma das grandes referências da dramaturgia brasileira, Glória Menezes morreu nesta terça-feira, 18, aos 91 anos, de causas naturais, em seu apartamento no Rio de Janeiro. Com mais de seis décadas de carreira, a atriz construiu uma trajetória marcada por trabalhos na televisão, no teatro e no cinema. Ao longo desse período, foram cerca de 40 personagens na TV, em produções que acompanharam diferentes momentos da teledramaturgia.

A trajetória de Glória Menezes também ficou profundamente ligada à de Tarcísio Meira. Juntos, os dois formaram um dos casais mais conhecidos da televisão brasileira e dividiram o palco e as telas em diversas produções ao longo da carreira.

Sobre Glória Menezes

Glória Menezes nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 19 de outubro de 1934. Batizada como Nilcedes Soares de Magalhães, iniciou a carreira artística no teatro antes de conquistar espaço na televisão e no cinema.

Na Globo, estreou em 1967, na novela Sangue e Areia, interpretando a heroína Doña Sol. Na produção, fez par romântico com Tarcísio Meira, com quem formaria uma das duplas mais marcantes da teledramaturgia brasileira.

Ao lado do marido, Glória protagonizou outras produções de destaque e também comandou, com Tarcísio, o seriado Tarcísio & Glória, exibido pela Globo em 1988.

Ao longo de mais de seis décadas de carreira, a atriz acompanhou diferentes fases da televisão brasileira e participou de novelas que se tornaram referências da teledramaturgia.

Entre seus trabalhos estão Irmãos Coragem (1970), O Homem que Deve Morrer (1971), Cavalo de Aço (1973), Pai Herói (1979), Guerra dos Sexos (1983), Brega & Chique (1987), Rainha da Sucata (1990), Deus nos Acuda (1992), A Próxima Vítima (1995), Torre de Babel (1998), Senhora do Destino (2004), A Favorita (2008) e Totalmente Demais (2015).

Em Rainha da Sucata, Glória deu vida a Laurinha Figueroa, personagem que se tornou uma das mais lembradas de sua trajetória. A novela voltou à programação da Globo em 2025 e 2026, fazendo com que o trabalho da atriz ganhasse novamente destaque entre o público.

Seu último trabalho em novelas foi em Totalmente Demais, em 2015. Depois disso, Glória passou a manter uma rotina mais reservada e se afastou das produções televisivas. Em 2026, a atriz voltou a ser homenageada pela Globo ao receber uma estrela na Calçada da Fama da emissora.

Leila (Glória Menezes) e Diogo (Tarcisio Meira) em 'Espelho Mágico'
Leila (Glória Menezes) e Diogo (Tarcisio Meira) em 'Espelho Mágico'
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
📊 Fofoca Awards: vote nos seus favoritos
Estadão
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra