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Spotify planeja aumentar preços de assinaturas na Europa e América Latina

As informações são do Financial Times, que informou que os novos preços chegarão em junho

5 mai 2025 - 16h17
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Spotify planeja aumentar preços de assinaturas na Europa e América Latina
Spotify planeja aumentar preços de assinaturas na Europa e América Latina
Foto: The Music Journal

Ao que tudo indica, a plataforma de streaming Spotify, a mais popular do mundo, está planejando aumentar os preços de suas assinaturas na Europa e América Latina. As informações são do jornal Financial Times que reforça que tal mudança já deva ocorrer em "dezenas de países" no mês de junho deste ano.

A reportagem explica que este aumento seja equivalente a 1 Euro (cerca de R$ 6,42 no câmbio atual) em assinaturas Premium individuais, com alguns países, incluindo Holanda e Luxemburgo, já tendo visto um aumento "nas últimas semanas".

O Spotify, que até final de 2024 contava com 263 milhões de usuários pagos em todo o mundo, acaba que, indiretamente, dando uma boa notícia aos detentores de direitos musicais, que estão presenciando uma manutenção de preços da plataforma digital com mais regularidade depois de uma década e meia em que o preço básico da assinatura ficou em US$ 9,99 mensais.

O boato que assustou os assinantes do Spotify

Um boato rondou a internet apontando que o Spotify iria incluir publicidade em sua versão Premium. Vale lembrar que essa assinatura jamais previu circulação de propagandas enquanto o assinante utilizava a plataforma.

Com isso, o Spotify se pronunciou a respeito desta informação inverídica em sua conta oficial no X"Há um boato circulando de que o Spotify está colocando anúncios em músicas premium. Esse boato é falso. A audição de músicas premium é e continuará livre de anúncios".

Houve até quem ameaçasse encerrar sua conta no Spotify, se manifestando no X, quando a empresa de Daniel Eik o respondeu imediatamente: "Este boato é falso. Ouvir música premium é sem anúncios", reforçou a plataforma.

O único produto do Spotify que manterá os anúncios é o podcast.

Não está claro como esse boato falso teve seu início, mas não é distante o pensamento de muitos criadores de conteúdo e detentores de direitos autorais que podem ter visto, neste boato, uma possibilidade real de acontecer no Spotify.

Devemos observar que outros grandes serviços de streaming de vídeo introduziram anúncios em seus planos básicos de assinatura e só excluíram as publicidades em planos mais caros. Um exemplo disso é a Netflix, que em 2022 iniciou essa mudança e hoje já conta com 70 milhões de usuários globais em sua base de assinantes com anúncios.

E além da Netflix, a Disney+ e a Amazon Prime também seguiram o mesmo caminho.

Mas ainda haverá uma mudança importante nas assinaturas do Spotify no futuro.

Há um plano, nomeado Music Pro do Spotify, que deve chegar ainda em 2025 com a proposta de ser um plano mais caro que os outros e isentos de anúncios.

A ideia seria tentar fazer com que centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, que aproveitam o Spotify em sua assinatura gratuita, migrassem para uma assinatura mensal com preço acessível.

Para se ter uma ideia do comportamento dos assinantes de plataforma de streaming, a Midia Research divulgou um relatório nesta semana com base em um "estudo de preços de streaming". Foram entrevistadas 2 mil pessoas nos EUA para entender quanto elas pagariam por uma assinatura Premium.

The Music Journal The Music Journal Brazil
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