Schynaider diz que 'morte não é nada' em 1ª manifestação após perder a filha de 16 anos
Anne Marie morreu no domingo, 21, três anos após se submeter a um transplante no coração
A modelo Schynaider Moura se manifestou após a morte de sua filha Anne Marie, de 16 anos, ocorrida no domingo, 21, devido a um ataque cardíaco, três anos após um transplante de coração, compartilhando uma mensagem de força e reflexão sobre a vida e a morte.
A modelo Schynaider Moura se pronunciou pela primeira vez nesta segunda-feira, 22, sobre a morte de Anne Marie, de 16 anos, sua filha mais velha. A adolescente morreu no domingo, 21, por causa de um ataque cardíaco. A informação foi confirmada inicialmente por Álvaro Garnero, tio dela. "Anne virou estrela", disse ele.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em sua primeira manifestação sobre a morte da filha, que há três anos passou por um transplante de coração, Schynaider Moura compartilhou uma oração a Santo Agostinho. No texto, é citado que "a morte não é nada"; por meio dele, a modelo ainda pede que as pessoas não falem com ela em tom considerado triste.
"A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do Caminho. Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês, eu continuarei sendo. Me deem o nome que vocês sempre me deram, falem comigo como vocês sempre fizeram. Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador. Não utilizem um tom solene ou triste, continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos."
Em outro trecho, a prece fala sobre despedidas, demonstrando que, apesar da partida, a memória deve continuar. "Rezem, sorriam, pensem em mim. Rezem por mim. Que meu nome seja pronunciado como sempre foi, sem ênfase de nenhum tipo. Sem nenhum traço de sombra ou tristeza. A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio não foi cortado. Por que eu estaria fora dos seus pensamentos, agora que estou apenas fora das suas vistas? Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho..."
"Você que aí ficou, siga em frente, a vida continua, linda e bela como sempre foi", encerra o texto, que é uma oração de Santo Agostinho.
Transplante no coração
A filha mais velha de Schynaider Moura morreu no domingo, 21, após sofrer uma parada cardíaca. O quadro cardícao de Anne não era uma novidade para a família, em julho de 2025, a modelo chegou a fazer uma publicação celebrando os três anos do transplante de coração da filha.
"Hoje completamos 3 anos do transplante cardíaco da Anne. E, sendo sincera, estou aqui debatendo comigo mesma se deveria ou não compartilhar esse vídeo com vocês, que gravamos dois anos atrás, e depois de relembrar tudo, estou aqui emocionada. Lembro que, na época, eu sentia vontade de expor sim — não por exposição em si, mas para aumentar a consciência sobre a importância da doação de órgãos. Porque essa atitude salva vidas", iniciou ela, na postagem.
Em seguida, a modelo falou sobre a fila do transplante e o quanto a experiência de esperar por um órgão pode ser extremamente difícil. Segundo ela, foram dias tensos, com bastante medo e privação de sono.
"A espera na fila por um transplante é angustiante, dias e dias de ansiedade sem fim. E hoje, só posso agradecer a Deus por tudo o que vivemos e pelas bênçãos que continuamos a viver. Minha forma de enxergar o mundo mudou profundamente depois dessa experiência. Nada é mais importante do que a saúde. Nada é mais importante do que nossos filhos e nossa família".
Em parte do vídeo, Anne Marie chega a falar sobre o tempo de hospitalização e a fila de espera. Segundo ela, depois do sufoco que viveu, passou a dar valor a coisas cotidianas, que, muitas vezes, passam batidas. "Cheguei em casa e olhei para as minhas irmãs, finalmente eu que estava indo vê-las. Esse choque de realidade foi incrível. Você não percebe o quanto sente falta das coisas diárias até não ter mais, então as coisas pequenas viraram emocionantes para mim", comentou a menina.
Ao fim da postagem, Schynaider Moura fez um agradecimento à família doadora, pois, graças ao ato, ela pôde ver sua filha crescer. Além disso, ela também fez comentários elogiosos à equipe médica do hospital.