Roger Waters lança 'Sumud', música com menção a Marielle Franco
Artista ex-Pink Floyd presta homenagem, dentre outros ativistas, à socióloga e vereadora brasileira brutalmente assassinada em 2018 no Rio de Janeiro
Roger Waters lançou no último sábado, 29, uma música inédita e que menciona Marielle Franco, socióloga e vereadora carioca brutalmente assassinada em 2018 no Rio de Janeiro.
Intitulada "Sumud", a nova canção carrega um nome de origem árabe que se traduz como "persistência inabalável" ou "firmeza perseverante". A composição serve como um hino contra a opressão.
Na letra da música, o artista ex-Pink Floyd coloca o nome de Marielle ao lado de figuras históricas e contemporâneas que representam a luta pela justiça social, como Rachel Corrie, Shireen Abu Akleh, Sophie Scholl e Anne Frank (via site Igor Miranda).
Waters expressa sua reverência à brasileira com os seguintes versos:
"Lembro-me bem de você/ De onde você ficou, de onde você caiu/ Você foi brutalmente assassinada/ Mas seu espírito permanece."
Ouça a seguir.
https://www.youtube.com/watch?v=8eZaoNecurA
Roger Waters e Marielle Franco
Esta não é a primeira vez que Roger Waters presta homenagem à memória de Marielle Franco. Em 2018, durante show ao vivo no Rio de Janeiro, ele vestiu uma camiseta com a inscrição "lute como uma Marielle Franco" e convidou ao palco pessoas importantes na vida da ativista: a filha Luyara Santos, a irmã Anielle Franco e a viúva Mônica Benício.
Naquela apresentação, ele declarou ao público presente na apresentação (via Agência Brasil):
"Marielle Franco ainda está conosco em nossos corações. De muitas formas, Marielle Franco é a líder deste país."