Peças de artesanato atraem turistas em Caruaru e Campina Grande
- Celso Calheiros
- Direto do Recife
Caruaru possui, de acordo com a Unesco, o maior centro de artes figurativas das Américas, no Alto do Moura. O bairro reúne lojas e ateliês que vendem artesanato em barro, além do Museu de Vitalino. O barro é o carro chefe, mas há também peças em couro e algodão que valem a pena serem conhecidas.
Depois da feira da sulanca, o Alto do Moura é o grande ponto turístico de Caruaru. São centenas de lojas de artesanato em barro, além da oportunidade de conhecer os ateliês de mestres com Manuel Eudócio e Marilete Rodrigues, para citar apenas dois ilustres.
As peças do mestre Eudócio giram em torno dos personagens do bumba-meu-boi e têm cores básicas e vivas. Os trabalhos de Marilete Rodrigues impressionam pelo tamanho diminuto e riqueza de detalhes. Ela trabalha com uma lupa e um espinho de mandacaru (aquele enorme cacto, característico do semiárido brasileiro).
Mas atenção com as cópias. Os estilos e as características de Manuel Eudócio e Marilete Rodrigues são abertamente copiados por outros artesãos da cidade. A diferença, como em outros casos de pirataria, está nos pequenos e valiosos detalhes.
O artesanato em couro também possui forte raiz em Caruaru e em Campina Grande. Dos chapéus (de boiadeiro ou de cangaceiro, mais vistoso) às sandálias (alpercatas), das bolsas aos coletes (gibãos), a riqueza em couro é grande. Os preços não têm comparação com peças vendidas nas regiões Sudeste e Sul do País.
Em Campina Grande também são fortes as peças com artesanato em algodão. De acordo com Gustavo Pontinelli, coordenador de turismo da cidade, antes da praga do bicudo a cidade foi o segundo maior produtor mundial de algodão do mundo. "Atrás apenas de Liverpool", detalha. Independente da classificação, a cidade possui roupas em tecido com algodão cru, muitos deles coloridos naturalmente (nascem coloridos, não são tingidos).
Também derivado do artesanato em algodão, as bonecas de pano de Campina Grande têm uma beleza ingênua, natural. As bonecas são vendidas em todos os tamanhos e, como souvenir para uma menina, não existe nada tão em conta.