O show mais prejudicado pela transmissão da despedida do Black Sabbath e Ozzy
Antes de atrações principais se apresentarem, convidados diversos têm subido ao palco — e a exibição online de um deles ficou marcada por problemas
O Alice in Chains ficou a cargo de um dos shows mais aguardados do Back to the Beginning, festival na Inglaterra que marca as despedidas de Black Sabbath e Ozzy Osbourne. A banda tem relação íntima com os homenageados: tanto o guitarrista Jerry Cantrell quanto o baixista Mike Inez já tocaram com Osbourne e todos os integrantes admitem forte influência do Sabbath em sua obra, com direito a ter tocado "Sweet Leaf" em shows na década de 1990.
Os fãs do grupo americano também estavam na expectativa por um detalhe interessante: aquela seria a primeira performance deles em mais de um ano. A turnê que fariam meses atrás acabou cancelada devido a um problema de saúde não especificado pelo baterista Sean Kinney, agora plenamente recuperado.
Para quem acompanha a transmissão do Back to the Beginning, porém, a experiência acabou bastante prejudicada. Falhas técnicas de origens distintas afetaram negativamente a exibição em ambiente digital.
Como várias outras atrações, o Alice in Chains teve um repertório limitado, de apenas três músicas, com aproximadamente 15 minutos de duração. Escolheram tocar dois de seus maiores hits — "Man in the Box" e "Would?" — e um cover de Black Sabbath — "Fairies Wear Boots", faixa do aclamado álbum Paranoid (1970).
Toda a primeira canção foi prejudicada pela ausência de volume no microfone de Jerry Cantrell, que assume co-vocais com William DuVall, cantor principal. Sua guitarra soou perfeitamente bem, mas não era possível ouvi-lo entoar versos como "can you sew them shut?" e "deny your maker" no refrão de "Man in the Box", bem como assumir backing vocals.
O problema foi resolvido apenas após o primeiro refrão da segunda faixa, "Would?". Toda a estrofe inaugural da música ficou em "silêncio" para o público que acompanha de casa — somente as inserções vocais reduzidas de DuVall foram ouvidas.
Durante "Fairies Wear Boots", outro dilema técnico: por volta do primeiro minuto, o som da stream desapareceu. Ficou "no mudo". Os fãs à distância podiam apenas ver as imagens. A situação durou aproximadamente dois minutos. Uma pena, pois todo o restante da exibição online tem corrido sem intercorrências e com ótima qualidade audiovisual.
O festival Back to the Beginning tem transmissão online no site backtothebeginning.com. Para ter acesso, é necessário pagar um ingresso de R$ 82,25 + eventuais taxas. A stream é atrasada em duas horas em relação ao que acontece no local.
A despedida do Black Sabbath
O vocalista Ozzy Osbourne, o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward subirão ao palco juntos pela última vez em um festival beneficente, com uma série de artistas e bandas de metal. Veja abaixo a lista de atrações:
- Black Sabbath
- Ozzy Osbourne (solo)
- Metallica
- Guns N' Roses
- Tool
- Slayer
- Pantera
- Gojira
- Alice in Chains
- Halestorm
- Lamb of God
- Anthrax
- Mastodon
- Rival Sons
Convidados adicionais:
- Billy Corgan (Smashing Pumpkins)
- David Draiman (Disturbed)
- Duff McKagan
- Fred Durst (Limp Bizkit)
- Lzzy Hale
- Jake E. Lee
- Jonathan Davis (Korn)
- K.K. Downing
- Mike Bordin (Faith No More)
- Papa V Perpetua (Ghost)
- Rudy Sarzo
- Sammy Hagar
- Slash
- Sleep Token II (Sleep Token)
- Tom Morello
O evento terá caráter beneficente, com todo o lucro destinado a três instituições de caridade: Cure Parkinson's, Birmingham Children's Hospital e Acorn Children's Hospice.
O festival Back to the Beginning terá transmissão online iniciada a partir das 11h, no site backtothebeginning.com. Para ter acesso, é necessário pagar um ingresso de R$ 82,25 + eventuais taxas. A stream é atrasada em duas horas em relação ao que acontece no local.
+++ LEIA MAIS: Por que o Black Sabbath trazia mafiosos para serem seus empresários
+++ LEIA MAIS: A opinião de Ian Gillan sobre 'Born Again', seu único disco com o Black Sabbath
+++ LEIA MAIS: A melhor música do Black Sabbath com Ozzy, segundo Ronnie James Dio
+++ LEIA MAIS: O caráter social da música do Black Sabbath, segundo Tom Morello
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram