O que significa anotar as compras do supermercado em uma folha de papel e não no celular, segundo a psicologia
Estudos em psicologia explicam por que escrever à mão a lista do supermercado pode melhorar a memória, reduzir o estresse e aumentar a sensação de controle no dia a dia.
À primeira vista, pode parecer um hábito ultrapassado. No entanto, a psicologia indica que escrever à mão vai muito além da nostalgia: esse costume está diretamente ligado à forma como o cérebro processa e retém informações. Por isso, anotar a lista de compras no papel ainda é uma prática comum no dia a dia de muitas pessoas, mesmo com a popularização dos aplicativos digitais.
Escrever à mão continua sendo um hábito bastante presente na rotina cotidiana. Muitas pessoas preferem anotar listas de compras, lembretes ou tarefas em papel, apesar da praticidade oferecida pelos dispositivos eletrônicos...
A escrita manual ativa áreas importantes do cérebro
A escrita manual possui um valor cognitivo significativo: ela ativa diferentes áreas do cérebro relacionadas à memória, à percepção e à coordenação motora, o que facilita tanto a retenção de informações quanto a organização de ideias. Por esse motivo, anotar no papel costuma ajudar a lembrar melhor do que é necessário comprar e a manter maior controle sobre as atividades do dia a dia.
Um estudo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), publicado na revista Frontiers in Psychology, analisou a atividade cerebral por meio da eletroencefalografia durante a escrita manual. Os resultados mostraram que as pessoas que escreviam suas listas à mão ativavam mais regiões do cérebro ligadas à memória, à percepção e à coordenação motora do que aquelas que utilizavam dispositivos digitais.
Esse dado sugere que a escrita física favore...
Matérias relacionadas
É isso que significa não jogar fora as roupas que você nunca usa, segundo a psicologia
O que significa falar muito no diminutivo, segundo a psicologia?