30% dos brasileiros assistiram a algum jogo na TV em 2017
O futebol continua sendo um forte propulsor de audiência
Levantamento realizado pela empresa GfK, que afete a audiência das emissoras e é a única concorrente do Ibope neste mercado, revela que a paixão nacional pelo futebol se reflete no sucesso das partidas exibidas na TV.
Nos primeiros seis meses de 2017, três em cada dez brasileiros assistiram a pelo menos um jogo pela televisão. Em dados oficiais da pesquisa, foram 64 milhões de indivíduos – cerca de 30% da população do País.
Entre os eventos com mais audiência estão a classificação para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, jogo entre a Seleção Brasileira e o Paraguai, em março, com 25 milhões de telespectadores; o Jogo da Amizade entre brasileiros e colombianos, em janeiro, com 22 milhões de teletorcedores; e a final da Liga dos Campeões, entre Real Madrid e Juventus, em junho, com 17 milhões de pessoas diante da TV.
A GfK divulgou informações sobre o perfil do público-telespectador da Copa das Confederações. Os homens representam 62% da audiência, contra 38% de mulheres.
A classe C lidera com 47% de participação, seguida pela classe AB (29%) e a DE (24%). Outro dado curioso: a faixa etária predominante é de quem tem 50 anos ou mais (38%). A seguir, indivíduos de 35 a 49 anos (22%).
Na Globo, canal que mais transmite futebol na TV aberta, as partidas rendem excelente audiência. Às quartas, a tradicional faixa esportiva após a novela das 21h costuma ser a de maior audiência do dia.
Os jogos exibidos aos domingos também atraem ótimo público diante da telinha e, assim, impulsionam o desempenho das atrações seguintes.