Nobel de Literatura: Novos livros de László Krasznahorkai vão ser lançados pela Companhia das Letras
O escritor húngaro de 71 anos foi anunciado como vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2025 na manhã desta quinta, 9
László Krasznahorkai, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2025, terá dois novos livros publicados no Brasil em breve. O húngaro de 71 anos, o mais celebrado escritor vivo de seu país, foi anunciado como ganhador da honraria na manhã desta quinta, 9, pela Academia Sueca.
Já em Herscht 07769, ainda sem previsão de publicação, um homem gigante envia uma série de correspondências para Angela Merkel, ex-chanceler da Alemanha, alertando-a para o perigo de um colapso total. O romance tem mais de 400 páginas e é escrito em uma só frase.
Em seu anúncio, a Academia Sueca disse que escolheu premiar o húngaro "por sua obra convincente e visionária que, em meio ao terror apocalíptico, reafirma o poder da arte". Ele ganhará 11 mil coroas suecas, cerca de R$ 6 milhões na cotação atual.
Luiz Schwarcz, editor e fundador da Companhia das Letras, celebrou a premiação de Krasznahorkai em comunicado à imprensa: "Um prêmio merecidíssimo e esperado para um autor que, como os melhores escritores, leva a literatura a novas fronteiras."
Já o tradutor Paulo Schiller, que venceu o Prêmio Biblioteca Nacional pela sua tradução de Sátántangó ao português, chamou o autor de "Guimarães Rosa húngaro" e disse que ele faz "uma alegoria dos regimes populistas dos nossos dias".
Sátántangó apresenta uma espécie de assentamento rural húngaro. A trama começa quando os habitantes do local descobrem que um homem a quem atribuem poderes extraordinários - "um profeta, um vigarista, ou o próprio demônio" - está chegando ao vilarejo.