Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: morte de Nelson Ned repercute na mídia internacional

6 jan 2014 - 12h17
(atualizado às 12h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Ídolo em países da América Latina, o cantor Nelson Ned, morto no último domingo (5), fez sucesso nos anos 60 e 70, conquistando milhares de fãs em países como Argentina, Colômbia e México. A morte do artista, aos 66 anos, em razão de complicações no grave quadro de pneumonia, repercutiu na mídia internacional, que destacou a carreira de sucesso do artista.

A versão colombiana do jornal 'El País' relembrou o início da carreira do cantor, em bares do Rio de Janeiro, até a fama em todo o Brasil depois de participações no programa do Chacrinha. O também colombiano 'El Espectador' afirmou que "sua voz transcendia sua condição física, característica que serviu, desde o começo, para aumentar a fama e reconhecimento internacional".

Outros sites latinos, como 'Diario de Mexico', 'El Diario' e 'El Tiempo', também destacaram a morte do cantor, conhecido como o "pequeno gigante da canção", apelido que recebeu por seu 1,12m de altura.

Nelson Ned foi internado na tarde de sábado (4) no Hospital Regional de Cotia. Desde 2003, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), o cantor enfrentava diversos problemas de saúde, como a perda da visão, dificuldade de locomoção, diabete, hipertensão. Em 2013, ele passou a viver em uma clínica de repouso.

Nascido em Ubá (MG), Nelson Ned se consagrou na década de 60 como uma das vozes românticas mais famosas do Brasil, e seu sucesso internacional veio com a gravação de vários discos em espanhol. Teve composições gravadas por Agnaldo Timóteo e Moacyr Franco, entre outros cantores.

Com 45 milhões de cópias de discos vendidos em todo o mundo, o artista foi o primeiro latino-americano a vender um milhão de discos no mercado dos Estados Unidos, onde se apresentou junto com o espanhol Julio Iglesias e o americano Tony Bennett.

Ned se converteu nos anos 90 à religião evangélica e passou a interpretar com sucesso músicas do gênero religioso, também em português e espanhol. Em 1996, lançou a biografia O Pequeno Gigante da Canção.

O internauta Cloves Ferreira, de Cotia (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade