Tom Jobim e Gil Scott-Heron são homenageados no Grammy
Tom Jobim e Gil Scott-Heron, considerado um dos precursores do hip-hop norte-americano nos anos 1970, serão homenageados com o prêmio honorário pelo conjunto de sua obra no Grammy. A festa da maior premiação da música acontece no próximo domingo (11), em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Scott-Heron, músico e poeta que morreu aos 62 anos em maio de 2011, foi um dos pioneiros ao fundir o ativismo político, versos recitados e percussões africanas. Seu maior sucesso foi The Revolution Will Not Be Televised, no qual atacava a superficialidade da mídia.
Além do brasileiro criador da bossa nova e do poeta norte-americano, o Grammy irá homenagear a carreira da banda de country rock Allman Brothers Band; da cantora soul Diana Ross; do cantor country Glen Campbell; e do grupo de metais The Memphis Horns.
Os curadores do Grammy também escolhem todos os anos personalidades que contribuíram para a música. Entre os homenageados dessa 54° edição estão Steve Jobs, o trompetista e arranjador Dave Bartholomew ¿ responsável por definir o blues de nova Orleans nos anos 1950, e o engenheiro de som Rudy Van Gelder ¿ por sua contribuição na gravação de jazz.