'Te amo eternamente, Preta': Famosos lamentam a morte da cantora e prestam homenagens
Filha de Gilberto Gil morreu neste domingo, 20, dois anos após ser diagnosticada com um câncer
Preta Gil morreu neste domingo, 20, aos 50 anos de idade. A cantora, que passava pelo tratamento contra um câncer, recebeu diversas homenagens e lamentos por parte de artistas, amigos e familiares.
A apresentadora Angélica agradeceu a amiga e publicou um vídeo em que as duas aparecem juntas cantando para lembrar de bons momentos com ela. "GRatidão por ter tido você na minha vida, tão perto de mim e da minha família, com esse seu jeito de ser, inteira, presente, verdadeira", afirmou no Instagram. Ela completou dizendo que Preta Gil "lutou com dignidade e coragem".
View this post on Instagram
Marido de Angélica, o também apresentador Luciano Huck, foi outro a se manifestar. Sele afirmou que "Preta foi Preta até o fim".
"Forte, generosa, luminosa. Agora descansou. Ainda não consigo acreditar. Talvez nem queira", desabafou.
View this post on Instagram
A cantora Duda Beat relembrou um momento em que cantaram juntas: "Preta Gil é um exemplo de generosidade, coragem e amor pela vida. Impossível não ser contagiada pela energia que essa potência de mulheres emana. Obrigada, minha amiga, por todos os seus ensinamentos. Isso é pra sempre. Você é pra sempre! Te amo."
A influenciadora Thaís Carla afirmou que o que Preta Gil deixou é eterno. Ela lembrou a relação das duas, que eram amigas. "Preta sempre me tratou com tanto carinho, com tanta verdade... Foi uma das pessoas que mais me incentivou a ocupar espaços e a ser quem eu sou", disse.
View this post on Instagram
Já a atriz Alice Wegmann lembrou de uma frase de Preta Gil: "Enquanto eu estiver viva eu quero viver!". Ela afirmou ter conhecido Preta Gil quando tinha 13 anos. "Você cuidou dos seus amigos e família do jeito mais lindo que eu já vi na vida e eles cuidaram de você agora de um jeito mais lindo ainda", afirmou.
View this post on Instagram
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se manifestou nas redes sociais. "Talentrosa e batalhadora em tudo o que fazia - seja como artista, seja como empresária - Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis do tratamento", disse o presidente. Ele ainda mandou uma mensagem à família: "Que o amor que Preta compartilhou em sua vida siga acalentando os seus corações - e os corações de todas as pessoas que tanto a admiravam.
Estou profundamente triste em saber que Preta Gil nos deixou nesta noite de domingo. Talentosa e batalhadora em tudo o que fazia - seja como artista, seja como empresária - Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento.
Preta era…
— Lula (@LulaOficial) July 21, 2025
Geraldo Alckmin (PSB), presidente em exercício (Lula está em viagem ao Chile), publicou uma nota no X: "Hoje, o Brasil se despede de Preta Gil, uma artista que iluminou nossas vidas com sua alegria contagiante e irreverência. Preta quebrou padrões e lutou contra o preconceito, sempre com coragem e autenticidade. Envio meus mais profundos sentimentos e minhas orações a Gilberto Gil e toda sua família e amigos."
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) também se manifestou: "A partida precoce de Preta Gil entristece o País. Ela sempre esbanjou otimismo, lutou bravamente até o fim e partiu deixando um grande legado artístico. Meus sentimentos a todos da família Gil".
O Flamengo, clube para o qual torcia no Rio de Janeiro, lamentou a perda: "Sua alegria e sua luta por um mundo mais justo jamais serão esquecidas. Nos solidarizamos com seus familiares, amigos e fãs"
Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial do governo federal, escreveu: "Preta Gil sempre foi e sempre será potência. Uma mulher que enfrentou o racismo, o machismo, a gordofobia e a doença sem nunca perder sua ternura, nem sua voz. Lutou muito por sua vida e por tudo que sempre acreditou. Preta, nunca esquecerei de todo apoio que você deu à minha família e a mim nos momentos mais difíceis que passamos".
Em postagem feita pela Mynd, agência da qual já foi sócia, celebridades se pronunciaram nos comentários. "Até agora sem acreditar. Meus sentimentos", escreveu o cantor Latino. O humorista Yuri Marçal valorizou: "Que história linda ela construiu! Inesquecível! Mudou nossas vidas!". "Te amo eternamente, Preta", comentou Daniela Mercury. "Pretinha eterna", disse Cleo Pires.
Hoje, o Brasil se despede de @PretaGil, uma artista que iluminou nossas vidas com sua alegria contagiante e irreverência. Preta quebrou padrões e lutou contra o preconceito, sempre com coragem e autenticidade. Envio meus mais profundos sentimentos e minhas orações a @gilbertogil… pic.twitter.com/UrmvVCFBXx
— Geraldo Alckmin (@geraldoalckmin) July 20, 2025
O Flamengo lamenta a perda da rubro-negra Preta Gil, neste domingo (20), aos 50 anos.
Sua alegria e sua luta por um mundo mais justo jamais serão esquecidas.
Nos solidarizamos com seus familiares, amigos e fãs. pic.twitter.com/LGXGOACvYi
— Flamengo (@Flamengo) July 20, 2025
preta gil é um exemplo de generosidade, coragem e amor pela vida. impossível não ser contagiada pela energia que essa potência de mulher emana. obrigada minha amiga por todos os seus ensinamentos. isso é pra sempre. você é pra sempre! te amo. ? pic.twitter.com/YMkqMtBVDI
— DUDA BEAT (@dudabeat) July 20, 2025
View this post on Instagram