Sérgio Reis completa 70 anos; relembre a carreira do cantor
Cantor, compositor e ator. Sérgio Reis chega aos 70 anos como um dos sertanejos mais queridos do País, nome obrigatório quando se fala de música popular no Brasil.
Nascido no bairro de Santana, Zona Norte de São Paulo, Sérgio começou a carreira cantando em bares para ajudar em casa. Mas sua primeira opção não foi a música sertaneja. No final dos anos 50 e anos 60, o cantor era ligado a Jovem Guarda e ao rock - chegou a lançar um disco que alcançou boa vendagem sob o nome de Johnny Johnson. Na época, teve um programa de TV com Silvinha e Eduardo Araújo na Record.
Mas a música sertaneja falou mais forte e em 1973, lançava seu primeiro disco do gênero com dois grandes sucessos: O Menino da Gaita e O Menino da Porteira - a segunda se tornou um dos marcos na carreira de Sérgio Reis, que precisa tocá-la até hoje em seus shows.
Sérgio Reis deslanchou e se tornou um artista realmente popular. Após esse disco, seguiram sucessos como Panela Velha, Pinga Ni Mi e outras que falam do universo caipira.
A certa altura da carreira, Sérgio gravou músicas para homenagear cidades do País todo, o que também virou uma de suas marcas. Entre elas, estão clássicos como Chico Mineiro, Assum Preto e Chalana.
Além de cantor, Sérgio Reis também ficou popular pela carreira de ator. Seus papéis, entretanto, nunca fugiram do universo sertanejo e da música, sendo sempre um homem de fazenda e com uma viola ou berrante na mão.
Em 1982, fez sua primeira aparição em novelas, como o violeiro Diogo, em Paraíso (Globo). A próxima aventura na TV viria em 1990, com a novela Pantanal (Manchete), na qual vivia o caipira Tibério. Em seguida, participou de outro sucesso, Ana Raio e Zé Trovão (Manchete, atualmente em exibição no SBT).
Em 1996, fez dupla com o amigo Almir Sater, como o cantor sertanejo Zé Bento em O Rei do Gado (Globo). A parceria se repetiria 10 depois, em Bicho do Mato (Record). Sérgio Reis também participou da novela Canavial de Paixões (SBT/2004) interpretando a si mesmo.
Um dos maiores admiradores de Sérgio Reis é o cantor Daniel. Além da inegável influência musical, Daniel homenageou o cantor no filme O Menino da Porteira, remake do longa de que tinha como o personagem principal Diogo, interpretado por Sérgio Reis. Na versão de recente da novela Paraíso, Daniel interpretou o violeiro Zé Camilo, personagem que substituiu Diogo da versão de 1982.
Mas Sérgio Reis também leva seus sustos. Em 2002, o cantor sofreu um sério AVC (Acidente Vascular Cerebral), mas teve uma recuperação surpreendente e voltou aos palcos em menos de um ano. Em 2009, teve outro susto, sendo internado às pressas para uma angioplastia após sentir fortes dores no peito. Ele se recuperou também rapidamente e voltou aos palcos meses depois.
Neste ano, Sérgio Reis participou da homenagem aos 50 anos de carreira de Roberto Carlos cantando no projeto Emoções Sertanejas. Esta não foi a primeira vez que ele cantou com o Rei - em 2002, lançou o CD Nossas Canções, somente com músicas de Roberto.
Todo o sucesso de Sérgio Reis se reverteria em obviamente em prêmios. O cantor já conquistou dois Grammys Latinos, principal premiação da música latina, além outras homenagens prestadas no Brasil.
Sérgio Reis também não pensa em parar. Há planos de mais um disco e DVD ainda para 2010, o qual deve ser gravado com o cantor e compositor Renato Teixeira, e vai lembrar os melhores momentos de sua carreira.