Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

No volume máximo, Metallica fecha Palco Mundo com show arrebatador

13 set 2017 - 02h44
(atualizado em 13/9/2017 às 12h02)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O frontman do quarteto, James Hetfield, durante show na madrugada desta sexta no Rock in Rio</p>
O frontman do quarteto, James Hetfield, durante show na madrugada desta sexta no Rock in Rio
Foto: Daniel Ramalho / Terra

O primeiro dia de metal da quinta edição do Rock in Rio, nesta quinta-feira (19), não se limitou ao lado mais tradicional do estilo. Diferente do que ocorrerá na última data do festival, totalmente focada no gênero, hard rock, doom e até grunge passearam pelos palcos Sunset e Mundo, tornando a agenda do dia mais voltada para o peso do que para o metal em particular. Mas com Metallica - cuja própria raiz do nome remete ao estilo - fechando o principal dos espaços da noite, ficou difícil discordar que as últimas 12 horas não tiveram como foco o mais pesado dos estilos musicais.

Não só pela representatividade da banda junto aos seguidores do gênero - o Metallica é de longe a mais bem sucedida banda da história do metal, com mais de 100 milhões de discos vendidos. Mas, sim, por ter conseguido, no mais longo show até agora do Rock in Rio V, fazer qualquer um esquecer das atrações anteriores com um setlist voltado para fãs de todos os seus anos de estrada. Focando o repertório nos pontos altos de suas principais fases, o quarteto liderado por James Hetfield (vocal/guitarra) e Lars Ulrich (bateria) fez um show empolgante, repleto de pirotecnia e com o som no volume máximo, que deixou mesmo os fãs menos ardorosos do grupo sem voz na pista do palco principal.

Excluindo os criticados Load e St. Anger, o Metallica desfilou, ao longo de mais de duas horas de espetáculo, sucessos escolhidos a dedo de todas as suas três décadas de estrada. Nem a enjoativa Memory Remains, do criticado Reload, deixou de ganhar coro do público, estimado em 85 mil pessoas, que compareceu à Cidade do Rock.

"Rock in Rio! Como vocês se sentem? Espero que bem, porque nós estamos vivendo o sonho aqui, vindo trabalhar para vê-los", disse o sempre brincalhão em shows James Hetfield logo no início da apresentação, a segunda do quarteto no Rock in Rio carioca, do qual foi headliner também em 2011. "O Metallica está de volta ao Rock in Rio! Isso é bom? Eu acho ótimo, cara".

Era também muito difícil para a banda falhar em seu papel. Ainda mais com a abertura matadora com Hit the Lights - de seu primeiro disco, Kill´em All (1983) - e Master of Puppets - do álbum homônimo, de 1986. E aí veio uma atrás da outra. Harvest of Sorrow, Sanitarium, One. O popularíssimo Metallica, carinhosamente chamado de Black Album, foi contemplado com cinco músicas; os trabalhos anteriores, também da fase mais aclamada do quarteto, ganharam um atrás do outro grande espaço do setlist. 

Desinibido e carismático como poucos dentro estilo, Hetfield falou bastante, brincou que ia para casa, fez caras e bocas e a todo momento perguntava, "vocês ainda estão aí?", "estão vivos?" Bem humorado, fez graça com a diferença de gêneros entre as outras atrações do dia. "Eu gostaria de ter visto mais bandas. Mas vi o Ghost. Vocês gostaram?", perguntou ao público com um sorriso sarcástico, recebendo um sonoro "não" como resposta. "Vi também o Alice in Chains, mas aí veio o Metallica e estragou tudo. São muito pesados, muito altos", brincou antes de anunciar Sad But True

Se as escolhas se provaram acertadas ao longo de todo o repertório, isso não poderia ter sido diferente no fechamento da apresentação. Após Enter Sandman, o quarteto emendou as pesadíssimas Creeping Death, Battery e Seek and Destroy. "Vocês se divertiram nesta noite?", perguntou de forma retórica Hetfield nos últimos segundos de show.

Ao menos desde que voltou a assumir a identidade de uma verdadeira banda de heavy metal, o Metallica deixou, como sempre, o palco após um show memorável. O metal está vivo no Rock in Rio.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://musica.terra.com.br/infograficos/rock-in-rio-2013/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://musica.terra.com.br/infograficos/rock-in-rio-2013/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Rock in Rio&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade