0

Quanto tempo demora para aprender a tocar violão bem?

18 nov 2019
10h56
  • separator
  • 0
  • comentários

Antes de partirmos para , não posso deixar de mencionar que o aprendizado é abstrato, subjetivo e infinito. Dito isso, listo alguns questionamentos envolvendo o conceito de "tocar bem" e, assim, espero estimular a sua reflexão.

  • Tocar bem é quando o cara consegue desenvolver as próprias composições?
  • O bom músico é aquele que minuciosamente repete as músicas mais complexas?
  • Toca bem a pessoa que consegue tirar músicas de ouvido?
  • Só toca direito o músico que é virtuoso?
  • Saber usar escalas e dominar técnicas, por exemplo, são fundamentos que definem o bom músico?

Possivelmente, amigo leitor, as nossas respostas para as perguntinhas acima são diferentes. No entanto, o clássico "não necessariamente" pode ser usado para responder todas as indagações.

Agora que já disparamos o gatilho filosófico, pense no título deste post…"Quanto tempo leva para aprender tocar violão?". Eis uma pergunta que não tem uma resposta concreta. Afinal de contas, o tempo é relativo. Além do mais, como diz o rock da Legião Urbana, "temos nosso próprio tempo".

Porém, com base em levantamentos e observações cotidianas, é possível traçar algumas estimativas. E é sobre esse viés hipotético que esta nossa conversa vai caminhar. A seguir, você confere uma espécie de linha do tempo do aprendizado.

Vamos nessa?

Quanto tempo leva para aprender tocar violão?

Os primeiros 12 meses são cruciais para o seu desenvolvimento no violão. Por isso, dividi o período de acordo com os fundamentos plausíveis aos avanços do calendário. Ah! E como você já sabe, mas nunca é demais relembrar, a preguiça é a maior inimiga do aprendizado. Para conseguir vencer o primeiro ano de estudos, é preciso ter persistência, motivação, dedicação, foco e mente aberta.

1 a 3 meses:

Já será possível tocar músicas simples e fáceis. Tratam-se de canções com poucos acordes e solos simples, por exemplo, que utilizem apenas uma corda.

4 a 6 meses:

Será a hora de partir para músicas que exigem fundamentos mais técnicos. Você terá condições de fazer solos com notas ligadas, bends e outras técnicas que são compatíveis com esse período que você já tem de aprendizado.

7 a 9 meses:

Ouse! Pense na possibilidade de começar a tocar na frente da galera e, sobretudo, com outras pessoas. Comece fazendo um som com algum conhecido e fortaleça seu repertório. Nesta fase, mais do que nunca, pensar fora da caixa é fundamental.

Sendo assim, não tenha receio, vergonha ou preguiça de prestar atenção nos tipos de música que você não curte. Lembre-se que ficar fora da zona de conforto é o mais desafiador dos gatilhos para estimular o aprendizado.

1 ano:

365 dias depois de pegar no violão pela primeira vez, é bem possível [lembre-se de que possível e provável não são sinônimos ] que você já conheça a maioria dos acordes básicos e domine algumas escalas. Sendo assim, considere-se um músico de nível intermediário.

Nesse período, desde que você não estude violão de forma errada, você será mais que capaz de tocar músicas que possuam técnicas mais apuradas, power chords, blues, etc e tal.

2 anos:

Se não tiver relaxado com os estudos, você chegou no ponto em que é capaz de aprender a tocar qualquer tipo de música. E para melhorar ainda mais o rolê, as dificuldades para se aprofundar em novas técnicas serão bem menores.

2 a 4 anos:

Se ao longo desses anos a parte teórica do ensino musical não tiver sido deixada de lado, essa etapa pode marcar um momento de transição bem interessante em sua vida de músico.

Espera-se que você tenha senso crítico para elaborar composições mais bem estruturadas, maduras e coerentes. Além disso, é possível que a arte do improviso aflore pelos seus poros.

5 a 7 anos:

Você já pode se considerar um violonista transitando entre os níveis intermediário e avançado. Você não tocará igual Djavan, mas terá condições de propor acordes diferenciados e soluções musicais criativas no violão.

10 anos:

Em função da humildade, você descobrirá que ainda não toca tão bem quanto gostaria. Como seu ouvido estará bem treinado, serão inevitáveis as comparações com seis ídolos e, sobretudo, com os músicos acima da média.

Leia mais: Guia definitivo para melhorar suas aulas de violão online

Depois de uma década de aprendizado, você estará calejado e terá novos conceitos em mente. Com feeling revigorado, inevitavelmente, perceberá que não foi tempo perdido. Após refletir um pouco e respirar fundo, todas as dimensões do seu corpo serão tomadas por uma imensa vontade de aprender mais.

15 anos:

Ah! Fala sério: se tudo ocorrer dentro do previsto, você terá condições técnicas suficientes para tocar de maneira profissional

Bom… Se você chegou até aqui, certamente compreendeu que a linha do tempo acima é um jeito lúdico de relembrar que o aprendizado nunca acaba. Sempre haverão novas músicas, técnicas diferenciadas, fundamentos apurados e um admirável mundo musical a ser desbravado. Moral da história: para ser um músico de nível avançado/profissional, o estudante deve estar preparado para estudar daqui a até o resto de sua vida.

Aprenda a tocar violão com o Cifra Club

E se você quer dar o primeiro passo rumo ao aprendizado, o Cifra Club será o seu guia. De maneira acessível e inovadora, o site reuniu os instrutores Leo Eymard e Gustavo Fofão no projeto Como Tocar Violão, um curso de violão online e gratuito.

O curso "começa do começo", ou seja, o material é voltado para quem é nível iniciante. Desta forma, você vai conferir videoaulas que dão dicas sobre "qual violão comprar", que ensinam "como afinar o instrumento", entre outros temas básicos. No final final das contas, você fechará um ciclo de aprendizado sendo o "Rei da rodinha de violão", isto é, o cara que vai animar todas as festas, viagens com galera, acampamentos e luaus.

Cifra Club
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade