6 eventos ao vivo

Neil Peart: relembre o legado do lendário baterista do Rush

Músico tocou por mais de 40 anos com a banda de rock progressivo Rush; Neil Peart faleceu em janeiro deste ano

16 jan 2020
10h40
atualizado às 11h23
  • separator
  • 0
  • comentários

A banda canadense Rush é um dos maiores expoentes mundiais do rock progressivo. Da longa suíte de 2112: Overture, passando pelo clássico disco "Moving Pictures" de 1981, o power trio marcou a história da música com suas letras complexas, harmonias elaboradas e compassos compostos utilizados em suas composições.

Neil Peart morre aos 67 anos, vítima de um tumor cerebral.
Neil Peart morre aos 67 anos, vítima de um tumor cerebral.
Foto: Reprodução/Facebook

Listados em 2013 no Rock and Roll Hall of Fame, o grupo encerrou suas turnês em 2015, com um anúncio em 2018 de que não retornaria às atividades. O motivo seria o tratamento de Neil Peart, que lutava contra um tumor no cérebro. O músico nos deixou no dia 7 de janeiro de 2020, aos 67 anos, mas seu legado vive. Confira abaixo uma seleção de momentos marcantes do baterista!
 

Fly By Night

O hit projetou a banda Rush para o mundo, sendo o primeiro grande sucesso da banda. O grupo ainda não havia encontrado uma identidade progressiva, estando ainda muito ligado ao hard rock setentista.

2112

"2112" marcou a guinada progressiva da banda, com longas suítes instrumentais, letras complexas e temas que ultrapassam os 15 minutos de duração. Um clássico do gênero.

La Villa Strangiato

A suíte instrumental é uma das peças mais complexas do Rush, com diversos solos e compassos compostos. Outro clássico do rock progressivo.

Tom Sawyer

Talvez a música mais famosa da carreira da banda, o hit de 1981 do álbum "Moving Pictures" já foi trilha sonora de dezenas de filmes e seriados desde a década de 80 até hoje.

Rush in Rio

A vinda da banda ao Rio de Janeiro no início dos anos 2000 rendeu um DVD, um disco e o que a banda considerava um dos melhores shows de sua carreira, pela energia e paixão do público brasileiro. No vídeo acima, eles executam a clássica instrumental "YYZ".

Fonte: Equipe portal
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade