Mutantes exalta festival "esperado há 40 anos"
- Emily Canto Nunes
- Direto de Itu
Ao melhor estilo hippie, com batas compridas e cabelos ao vento, Os Mutantes subiram ao palco no início da noite deste sábado (9) ovacionados pelo público do SWU. De cara, Sérgio Dias, o líder e responsável pela volta da banda disse que um evento dessas proporções só podia mesmo acontecer em Itu, "cidade onde tudo é grande". Dias também contou a plateia que esperava "há 40 anos por um festival assim", em uma clara referência ao Woodstock.
Ouça Atrações do SWU grátis no Sonora
Em nova formação, Os Mutantes deram início ao show emendando uma sequência de hits incontestáveis como Vida de Cachorro, Virgínia, Fuga, Technicolor e Top Top, essa com direito a palminhas frenéticas de quem assistia ao show.
Feliz com a receptividade do público, Sérgio Dias puxou uma das mais dançantes canções do grupo, Minha Menina, para logo após emendar a canção de "Caê" (Caetano Veloso) que ficou imortalizada na voz de Rita Lee e que obviamente deixou a desejar com a esfoçada Bia Mendes, pouco performática perto do que era a vocalista da era de ouro do grupo.
Em seguida, o vocalista e guitarrista falou do CD que a banda irá lançar em novembro e apresentou duas músicas bem diferentes das canções da época de Arnaldo Baptista. Bia, a voz feminina do grupo e também futura mamãe - Biaestá quase ganhando -, foi quem puxou Querida, Querida e depois Bagdá. Pouco antes de entonar El Justiceiro, Sergio Dias fez uma declamação na qual citava Lula e chamava Dilma de "justiceira". O espanhol enrolado do líder dos Mutantes, no entanto, colaborou para que muitos não entendessem a "propaganda política" e simplesmente ignorassem a tentativa de provocação de Sérgio Dias.
No embalo do fim do show, mais uma sequencia avassaladora de hits, que fez o público sair do chão e cantar em coro a tão esperada Balada do Louco. Logo depois, uma versão estendida de Ando Meio Desligado com direito a um solo de Sérgio Dias sentado na beira do palco. Para terminar a apresentação dos Mutantes, banda que há 40 anos e em sua formação original certamente seria uma das atrações principais de um Woodstock brasileiro, mas não nesse SWU, o grupo cantou Cabeludo e saiu aplaudido pelos que ainda não tinham migrado para o palco onde logo mais tocaria Los Hermanos.