Chico Science, Ariano Suassuna e o debate cultural mais rico dos anos 1990
Enquanto Ariano defendia uma cultura mais ligada às tradições brasileiras, Chico apostava na mistura entre ritmos nordestinos e influências globais
Na década de 1990, Recife, capital de Pernambuco, foi palco de um dos debates culturais mais interessantes da história recente do Brasil.
Se o escritor e filósofo Ariano Suassuna, junto ao Movimento Armorial, defendia a valorização das raízes da cultura brasileira e nordestina, Chico Science, fundador do Manguebeat ao lado da Nação Zumbi, buscou conectar as mesmas tradições ao mundo moderno, misturando o Maracatu com Rock, Hip-Hop e outras influências globais.
As diferenças entre os dois saudosos ícones nacionais geraram debates intensos. Suassuna, como você pode ver na publicação ao final da matéria, costumava criticar o excesso de influências estrangeiras na cultura brasileira, questionando o uso de palavras em inglês, das novas tecnologias e das guitarras distorcidas presentes no som do Manguebeat.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.