Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

MC Saci, dono do hit 'Aquariano Nato', destaca união entre funk e Carnaval: 'São dois amantes'

Em entrevista à Contigo!, MC Saci reflete sobre oportunidades na cena do funk brasileiro e destaca união do estilo com outros ritmos

21 fev 2025 - 11h32
Compartilhar
Exibir comentários
MC Saci acumula quase 1 milhão de seguidores em suas redes sociais
MC Saci acumula quase 1 milhão de seguidores em suas redes sociais
Foto: Divulgação / Contigo

MC Saci, dono do hit Aquariano Nato, que se tornou trilha sonora viral no fim de 2023, vive um momento de transformação e expansão na carreira. No último dia 7, o cantor lançou Dono das Ruas, um projeto que une seu estilo único ao clima de folia. Em entrevista à Contigo!, destaca a união entre funk e Carnaval: "São dois amantes".

Parceria de estilos

Com a chegada do Carnaval, MC Saci lançou o projeto Dono das Ruas, uma mixtape com 16 faixas que misturam a batida do funk carioca e mineiro. "Fiz ela voltada tanto pra BH quanto pro Rio de Janeiro. Algumas faixas são na batida do Rio, outras na batida de BH. São dois carnavais que o povo brasileiro mais curte, junto com Salvador", conta.

O MC não hesita em afirmar que a conexão entre o estilo musical e a festa do samba nasce de forma natural: "O funk e o Carnaval combinam muito. São dois amantes. O pessoal mais antigo ainda lembra muito de samba e axé, mas a molecada mais jovem sempre vai lembrar do funk".

Segundo ele, o ritmo já se consolidou como essencial nas festas e, justamente por isso, é presença confirmada na folia. "Se você estiver em uma balada e não tiver funk, não é a mesma coisa. O funk faz a pessoa se soltar, dançar, extravasar, beijar na boca, beber. O Carnaval também traz essa energia. Quando o Carnaval chega, as pessoas já lembram das mesmas coisas que o funk representa. É a colab perfeita", define.

Estilo Funktroit

Inovador, o cantor não se contentou em seguir as tendências do funk ou unir o estilo com outros gêneros: ele decidiu criar sua própria vertente, o funktroit. Inspirado no Detroit brasileiro, o artista estudou o estilo e incorporou elementos próprios, moldando um som novo, com flow extenso e letras bem-humoradas.

"O funktroit abriu muitas portas pra mim. É um ritmo que eu mesmo criei, inspirado no Detroit brasileiro, que até alguns artistas do Rio já faziam. Eu gostava muito do flow estendido, das palavras cômicas, e comecei a colocar isso no funk, com batidas mais envolventes e melodia. Isso tem me ajudado bastante, porque virou a minha identidade", explica.

Com mais de uma década de experiência nas ruas e na cena do funk, ele sabe que inovação é essencial. "A gente tem que estar sempre se reinventando, porque sempre estão vindo novos artistas e novos públicos. O público quer sempre algo novo", diz o cantor, que vê o funktroit como sua maior marca.

Estouro na carreira

Apesar de ser nascido e criado no Rio de Janeiro, cidade conhecida como berço do funk, foi em Belo Horizonte que MC Saci encontrou as oportunidades que mudaram sua vida. Em 2018, ele decidiu deixar sua cidade natal e apostar na cena mineira, enxergando ali um potencial que poucos percebiam na época.

"A minha decisão de sair do Rio e vir pra BH foi pra correr atrás de oportunidade. Enxerguei a grandeza do funk mineiro", afirma. A mudança foi desafiadora: "Fiquei longe da minha filha mais velha, longe da minha família, mas foi preciso, e hoje estou sendo recompensado por isso".

Atualmente, MC Saci é um dos principais nomes do funk em Minas Gerais e dono da Complexo dos Hits, sua própria gravadora. "Sou um carioca que conseguiu vencer em outro estado. É meio louco, né? Mas isso é o que mais me perguntam: por que sair do Rio e vir pra Minas conquistar tanto, a ponto de construir um legado nacional? A minha decisão foi para correr atrás de oportunidade".

Presença na web

Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram um fator decisivo para o sucesso de qualquer artista, e MC Saci entendeu essa dinâmica como poucos.

"As redes sociais hoje são a maior ferramenta pra qualquer artista vender seu trabalho. A gente é um produto, e eu, como artista e empresário, sou um comerciante. Se eu não tiver as redes sociais do meu lado pra mostrar o meu trabalho, não vale de nada", explica.

Seu maior hit, Aquariano Nato, explodiu em meio à polêmica do término de Luísa Sonza e Chico Moedas, com uma enxurrada de edits e vídeos viralizando na internet. "As músicas que estouraram foram bem aleatórias. O público gostou de consumir e começou a fazer algumas trends, alguns edits, e foi dando certo", relembra.

Depois de perceber o impacto do fenômeno, ele decidiu se jogar no movimento. "Comecei a ver que o caminho era esse, então passei a fazer alguns conteúdos também. Depois que vi que estava dando certo, comecei a fazer mais imagens. Acho que tive uma 'culpa' nessa viralização, tanto na criação da música quanto na propagação dos edits".

Planos futuros

Com um início de ano acelerado, o cantor já tem planos para o que vem depois do Carnaval. Entre suas ideias, um projeto ousado: um EP de funk com sertanejo.

"É um projeto muito grande que quero realizar. Um EP com cinco faixas misturando funk e sertanejo. Não importa qual cantor ou dupla, mas acho que um funk misturado com sertanejo, falando de relacionamento, seria incrível. O sertanejo fala de romance, traição, namoro... e minhas músicas de mais sucesso também falam disso. Seria uma colab perfeita", afirma.

Para ele, que conseguiu uma mudança de vida com o sucesso na música após se arriscar em novos caminhos, unir estilos diferentes é somente um passo de sua história.

"O que mais me marcou nessa trajetória foi poder mudar a vida das pessoas. Hoje, eu posso empregar muita gente que talvez estivesse perdida, até no crime, e dar uma oportunidade de mudança. Isso me satisfaz mais do que qualquer coisa", conclui.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mc Saci (@mcsaci)

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade