DJ Diesel? Shaquille O'Neal é confirmado como atração do Lollapalooza 2026; entenda
Ex-jogador de basquete tem carreira musical prolífica com cinco álbuns de estúdio lançados
O pivô Shaquille O'Neal, conhecido como um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, foi confirmado como uma das atrações do Lollapalooza 2026. Engana-se, no entanto, quem acredita que o ex-atleta fará uma exibição esportiva no Autódromo de Interlagos, em São Paulo — onde o festival ocorre entre os dias 20, 21 e 22 de março.
O'Neal se apresentará como DJ Diesel, seu projeto artístico de música eletrônica. Inspirado por nomes como Steve Aoki e Skrillex — que também estará no Lollapalooza —, o ex-esportista aposta em uma mistura da sonoridade do dubstep e do trap. Sob a nova alcunha, Shaquille lançou um único álbum em 2023, o GORILLA WARFARE.
A conexão do ex-jogador dos Los Angeles Lakers com a música, no entanto, é antiga e já rendeu diversos frutos. Ao longo das últimas décadas, O'Neal já atuou em inúmeras áreas profissionais. Ele foi ator, comentarista, apresentador, empresário, mas sua verdadeira paixão — para além do basquete — sempre foi a música.
Quando adolescente, Shaquille era apaixonado por rap e adorava discotecar. Em 1993, quando estava em sua segunda temporada profissional na NBA, ele lançou seu primeiro álbum musical, o Shaq Diesel. Apesar de ser um sucesso de vendas, alcançando a marca de mais de um milhão de cópias vendidas, o disco do atleta foi bastante criticado pela mídia.
View this post on Instagram
Entre 1994 e 1998, O'Neal lançou mais três álbuns — Shaq Fu: Da Return (1994), You Can't Stop the Reign (1996) e Respect (1998) —, mas nenhum alcançou o mesmo sucesso do seu primeiro trabalho. A crítica continuou a tratar a carreira musical do atleta com desdém e, apesar de ter gravado um quinto álbum em 2001, O'Neal nunca lançou o projeto.
Ao longo das últimas décadas, o ex-jogador fez lançamentos e participações esporádicas no mundo da música, mas o seu retorno oficial se deu em 2023. Além do seu álbum de música eletrônica, O'Neal passou a se apresentar em festivais ao redor do mundo e criou seu próprio evento — Shaq's Bass All-Stars. Em 2026, o autointitulado "maior DJ do mundo" — Shaquille tem 2,16 m — vem ao Brasil pela primeira vez.