Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lenine sobre seus álbuns: "depois de um tempo não ouço mais"

13 mar 2012 - 15h46
Compartilhar

Mariana Ghorayeb
Direto de São Paulo

Prestes a cair na estrada com seu novo show, do álbum Chão, Lenine conversou com o Terra sobre seu projeto, a turnê e sua coleção de orquídeas. Ele garantiu não conseguir se distanciar de seu trabalho para analisar toda a trajetória, "só sei que me entreguei totalmente a cada disco e depois de um tempo não ouço mais", disse ele.

Chão é seu 10º álbum e um dos mais intimistas da carreira. "A ausência da bateria e da percussão nos levou a percorrer caminhos dos sons do cotidiano que de alguma maneira dialogam com a música concreta", explicou Lenine. Entenda "sons do cotidiano" como poesias do dia a dia. "O disco foi costurado a partir desses sons, como o coração do meu filho, dos passos no meu orquidário, da chaleira falando do meu café, a máquina de lavar...", disse.

Cheio de detalhes, o nome do disco veio antes mesmo das músicas. Lenine explicou que antes de compor já sabia que queria um trabalho sem bateria e percussão e que se chamaria Chão. "É uma paixão vernacular, acho essa palavra onomatopéica maravilhosa. Ao longo da minha vida e viagens nunca ouvi esse som dito de maneira redundante como a gente diz, que preenche todo o pulmão", filosofou ele.

Lenine não segue um ritual na hora de compor, como acontece com parte dos artistas. "(No meu caso) eu ritualizei a música, independente se estou gravando ou não. É quase uma religião, mas isso não quer dizer que tenho que fazer uma reza, é um estado de alerta. A música se torna o que eu sinto", explicou.

Se a música é quase uma religião, as flores são sua paixão. Quando questionado sobre o que gostaria de ser lembrado - com exceção da música -, Lenine foi direto. "Pelas minhas orquídeas. Tenho uma coleção muito bacana e se eu conseguir deixar isso, um banco genético de orquídeas... Ah, isso seria um sonho realizado", disse.

Lenine estreia sua nova turnê em Recife nesta sexta-feira (16), com show também no dia seguinte. Dias 20 e 21 de março ele segue para o Rio de Janeiro. Até junho as apresentações passarão por todo o Brasil, além de países da América do Sul e também Europa. E ele avisa: "(o público pode esperar) entrega total como sempre, mas dessa vez também uma experiência sensorial um pouco diferente das outras".

Lenine estreia sua nova turnê em Recife nesta sexta-feira (16), com show também no dia seguinte. Dias 20 e 21 de março ele segue para o Rio de Janeiro
Lenine estreia sua nova turnê em Recife nesta sexta-feira (16), com show também no dia seguinte. Dias 20 e 21 de março ele segue para o Rio de Janeiro
Foto: Hugo Prata / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra