Lady Gaga toca rap e diz: "eu não quero ficar presa à caixa do pop"
Gaga apresentou possíveis novos hits do álbum 'Artpop' na abertura do iTunes Festival, em Londres; cantora usou playback em alguns momentos
Após 25 minutos de atraso, Lady Gaga aparece do meio do público, de preto, vestida como ninja, ostentando enormes ombreiras e rodeada por dançarinos vestidos de preto. Estamos na abertura do iTunes Festival, o evento oficial da Apple com concertos de graça para um público super reduzido, na pequena casa de shows Roundhouse, no norte de Londres (Inglaterra). Gaga foi uma adição de última hora. Na plateia, alguns fãs seguiam o pedido da cantora para se vestirem com bolsas esquisitas e nariz de porco.
O show teve uma hora de duração e marcou a volta de Gaga, após lesionar a bacia e passar por uma cirurgia em fevereiro. A apresentação foi repleta de músicas que ninguém conhecia, melodias chiclete de letras simples. Artpop, Manicure, I Wanna Be With You e Swine foram algumas das apresentadas. A cantora conseguiu trazer o teatro de suas mega apresentações de estádios para o pequeno palco e lembrou um pouco a improvisação de seus shows de início de carreira. Chamou a atenção o fato de que, em algumas músicas, Gaga estranhamente utilizou o recurso playback.
Do novo álbum, espere um mix total de gêneros - praticamente uma coletânea dos melhores dos anos 1980, 1990 e 2000. Artpop, música título, tem um refrão chiclete, melodia simples e muito de Debbie Harry e Blondie. Nela, Gaga repete: “nós poderíamos permanecer juntos, artpop”, usando uma enorme peruca, estilo sereia. Aura lembra muito o dance dos anos 1990, enquanto I Wanna Be With You é a canção lenta estilo You and I, de Born This Way, com voz e piano que traz sua declaração de amor aos fãs - ou seria à fama? Entre uma canção e outra, ela troca o figurino - e até a maquiagem - ocasionando uma incrível perda de tempo. Um fã grita “toca Poker Face!”, mas sem resposta. Muitos fãs também jogavam porcos de pelúcia no palco.
Gaga desfilou quase nua em várias performances. Vimos dançarinos vestidos com cabeças de porco e flutuando no ar na esquisita música Swine, em que ela canta “você é como um porco por dentro, suíno” (talvez uma referência à briga com o ex-amigo Perez Hilton) e Gaga, saindo de um ovo (déjà vu!) em Sex Dreams - uma clara homenagem a Madonna e aos anos 1990. Entre coreografias super bem ensaiadas, especialmente na fraca música Applause, que fechou a noite, Gaga se mostrou recuperada e inclusive em excelente forma. A performance foi mais uma óbvia homenagem a Madonna na era Erótica.
Antes de apresentar um rap, Jewels & Drugs, ela explicou: “eu não quero ficar presa à caixa do pop, eu quero pensar fora dessa caixa”. Pouco antes de tirar a mega peruca loura e revelar seus cabelos pretos ela também explicou: “eu tive que usar roupas e maquiagem para esconder o que sentia, mas agora não mais”. Porém, duvidamos após tanto teatro e trocas de figurino no palco. “Quando eu não estou com vocês, eu não quero viver. Eu faria tudo por vocês, monstros”, disse. Gaga está de volta ao business e sabe como ninguém satisfazer uma ansiosa plateia, provando que a música pop fica muito mais interessante com ela.
O novo álbum, Artpop, será lançado em novembro.