PUBLICIDADE

John Coltrane: ouça a inédita gravação ao vivo de "A Love Supreme"

22 out 2021 - 16h08
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de quase seis décadas, uma gravação privada de uma rara apresentação de John Coltrane em uma casa noturna de sua obra prima - magnum opus -, A Love Supreme, o inédito disco ao vivo de um dos maiores nomes da história do jazz, entra nas plataformas digitais nesta sexta-feira (22), pela Universal Music Enterprises, via Impulse! Records e Verve.

Foto: Universal Music | Impulse! | Verve / The Music Journal

Gravado no final de 1965, na noite culminante de uma histórica semana no The Penthouse, em Seattle (EUA), o álbum é uma revelação musical de importãncia histórica, capturando Coltrane quando ele começou a expandir seu clássico quarteto - adicionando Pharoah Sanders no segundo saxofone e Donald Garrett no segundo baixo - e catapultando-o para a intensa e espiritualmente focada fase final de sua carreira.

Nesta quinta-feira (21), a NPR Music reuniu Nate Chinen, da WBGO, músicos renomados, o saxofonista Branford Marsalis e a harpista Brandee Younger, juntamente com fãs ao redor do mundo, para debater o álbum em uma envolvente conversa ao vivo como parte de sua série Listening Party.

Foto: Universal Music | Impulse! | Verve / The Music Journal

O significado de A Love Supreme: Live In Seattle é acentuado pelo fato de que Coltrane raramente executou sua suíte de quatro partes depois de tê-la gravado originalmente no estúdio, em 1964. Composta e criada como uma declaração pública de suas crenças espirituais pessoais e sentimento universalista, tornou-se um best-seller e recebeu um Grammy no ano seguinte. Por mais de seis décadas, parecia que a única apresentação pública gravada de A Love Supreme aconteceu em um festival francês em Juan-Les-Pains, em julho de 1965, e foi lançada há quase 20 anos. As fitas contendo esta performance de outubro de 1965 estavam na coleção privada do saxofonista e educador Joe Brazil, de Seattle, e foram ouvidas por alguns músicos e amigos afortunados - e em grande parte era desconhecida até agora.

Como o historiador de música Ashley Kahn coloca no encarte, A Love Supreme: Live In Seattle "oferece a primeira evidência do mestre da expressão espiritual executando seu trabalho de assinatura nos confins de um clube de jazz… em 2 de outubro de 1965, um sábado, em Seattle, onde os elementos necessários estavam em alinhamento: música, músicos, local, um espírito de conexão, uma certa carga política. Coltrane optou por executá-lo, e significativamente, o momento foi gravado".

Confira o conteúdo completo do álbum e ouça-o abaixo:

A Love Supreme: Live In Seattle

1. A Love Supreme, Pt. 1 - Acknowledgement

2. Interlude 1

3. A Love Supreme, Pt. II - Resolution

4. Interlude 2

5. A Love Supreme, Pt. III - Pursuance

6. Interlude 3

7. Interlude 4

8. A Love Supreme, Pt. IV - Psalm

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade