Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

João Carlos Martins anuncia nova fase na carreira ao receber prêmio internacional

O maestro brasileiro recebeu o Prêmio por Toda uma Vida Profissional José Manuel Martínez Martínez das mãos da rainha Sofia, da Espanha

8 out 2025 - 15h02
Compartilhar
Exibir comentários

O maestro João Carlos Martins recebeu o Prêmio por Toda uma Vida Profissional José Manuel Martínez Martínez, em Madrid, capital da Espanha, nesta quarta-feira, 8. Concedido a personalidades que dedicam suas vidas ao bem-estar social, o prêmio foi entregue pela rainha Sofia, da Espanha.

João Carlos Martins recebe troféu das mãos da rainha Sofia, da Espanha
João Carlos Martins recebe troféu das mãos da rainha Sofia, da Espanha
Foto: Fundación MAPFRE/Divulgação / Estadão

No seu discurso de agradecimento, o maestro revelou que começa agora, aos 85 anos, uma nova fase da sua carreira, dedicando-se à educação musical. "Ao receber o Prêmio José Manuel Martínez Martínez, sinto-me profundamente motivado a iniciar uma nova etapa da minha vida, desta vez como educador musical, e assim tentar deixar um legado através da música", disse.

Em 2006, o maestro criou a Fundação Bachiana, com o propósito de democratizar ao acesso à cultura e formar jovens talentos da música em comunidades vulneráveis. Nos quase 20 anos de atuação, a Fundação levou formação musical a milhares de crianças e adolescentes.

View this post on Instagram

A post shared by Fundacio´n MAPFRE (@fmapfre)

Além da Fundação Bachiana, João Carlos Martins fundou o coro Somos Iguais, formado por jovens refugiados, e ainda atua como orientador do projeto Orquestrando, que reúne mais de 750 orquestras, bandas e grupos musicais formados por jovens talentos em todo o País.

O prêmio é dado pela Fundación Mapfre e já foi entregue a personalidades como a estilista Carolina Herrera, a atriz Núria Espert e o piloto Carlos Sainz Cenamor. O maestro João Carlos Martins foi o primeiro brasileiro a recebê-lo.

Além do troféu, o maestro recebeu ainda uma premiação em dinheiro, no valor de 40 mil euros, aproximadamente R$ 250 mil.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade