João Carlos Martins anuncia nova fase na carreira ao receber prêmio internacional
O maestro brasileiro recebeu o Prêmio por Toda uma Vida Profissional José Manuel Martínez Martínez das mãos da rainha Sofia, da Espanha
O maestro João Carlos Martins recebeu o Prêmio por Toda uma Vida Profissional José Manuel Martínez Martínez, em Madrid, capital da Espanha, nesta quarta-feira, 8. Concedido a personalidades que dedicam suas vidas ao bem-estar social, o prêmio foi entregue pela rainha Sofia, da Espanha.
No seu discurso de agradecimento, o maestro revelou que começa agora, aos 85 anos, uma nova fase da sua carreira, dedicando-se à educação musical. "Ao receber o Prêmio José Manuel Martínez Martínez, sinto-me profundamente motivado a iniciar uma nova etapa da minha vida, desta vez como educador musical, e assim tentar deixar um legado através da música", disse.
Em 2006, o maestro criou a Fundação Bachiana, com o propósito de democratizar ao acesso à cultura e formar jovens talentos da música em comunidades vulneráveis. Nos quase 20 anos de atuação, a Fundação levou formação musical a milhares de crianças e adolescentes.
View this post on Instagram
Além da Fundação Bachiana, João Carlos Martins fundou o coro Somos Iguais, formado por jovens refugiados, e ainda atua como orientador do projeto Orquestrando, que reúne mais de 750 orquestras, bandas e grupos musicais formados por jovens talentos em todo o País.
O prêmio é dado pela Fundación Mapfre e já foi entregue a personalidades como a estilista Carolina Herrera, a atriz Núria Espert e o piloto Carlos Sainz Cenamor. O maestro João Carlos Martins foi o primeiro brasileiro a recebê-lo.
Além do troféu, o maestro recebeu ainda uma premiação em dinheiro, no valor de 40 mil euros, aproximadamente R$ 250 mil.