Guitarrista do Wilco faz show para poucos em SP
Um pequeno grupo de fãs assistiu à apresentação do guitarrista Nels Cline e seu projeto de free jazz, The Nels Cline Singer, na noite de terça-feira (8), no Bourbon Street, em São Paulo.
Com o recém-lançado Initiate, o guitarrista dividiu o palco com o baixista Trevor Dunn (substituindo o oficial Devin Hoff) e o baterista Scott Amendola. O trio subiu ao palco por volta das 22h45, recebendo aplausos de cerca de 60 pessoas na plateia.
O show começou com a longa introdução de Forge, que vai ficando caótica após alguns minutos. Amendola e Cline dividem, além de seus respectivos instrumentos, sintetizadores e muitos pedais de efeito (neste caso, só Nels), que vão dando um ar mais ora mais caótico, ora mais experimental as músicas.
A primeira música foi emendada em uma só com Sunkey Song e arrancou longos aplausos do público nos quase 20 minutos de duração. Levaram-se mais 20 minutos para que Nels soltasse a primeira palavra (anunciando as músicas tocadas anteriormente), embora curiosamente o grupo tenha "Singer" no nome. Com a voz baixa, ele parecia mesmo interessado em falar somente com sua guitarra.
Embora o guitarrista seja o líder do grupo, os instrumentos tem igual força no The Nels Cline Singer. Por muitas vezes, a bateria caótica de Scott se pôs a frente, assim como o contrabaixo acústico de Trevor, diversas vezes atuando somente ao lado de efeitos de guitarra e sintetizadores.
Uma das surpresas da noite foi a presença da namorada de Nels, Yuka Honda. Ela assumiu os teclados em Attempted e ficou ao palco até o final do show, tocando sinos e chocalhos ao lado do que parecia ser produtor da banda - ambos foram anunciados com uma voz tímida e confusa por Nels. Ela voltou ao teclado para King Queen, música na qual um baixo elétrico também deu as caras.
Ao deixarem o palco, ganharam um longo aplauso dos fãs e retornaram rapidamente para o bis. Nels retorna satisfeito, com uma cerveja nas mãos. Antes de finalizar a noite, ele se perde entre tantos equipamentos e procura um pedal, que ganha um rápido remendo com fita adesiva, graças a ajuda do técnico de som. Nels pede desculpas pelo improviso, diz que se perdeu pois é um dos primeiros shows da nova turnê e recebe de volta um pequena risada do satisfeito público.
No bis é que Nels se solta mais, com a forte guitarra de Something About David H. Contemplando músicas dos quatro álbuns do trio, ele finaliza o primeiro único show no país juntando as mãos e curvando-se para o público. Perguntado pelo fã-repórter enquanto desmontava o palco, Cline contou que quer voltar ao Brasil com o Wilco. Resta torcer para que Jeff Tweddy e o resto da banda também goste de nossas terras.
Setlist
Forge/Sunken Song
Guitar Sold/A Mug Like Mine
Blues, too
Dedication
Attempted
B86
Thoughts on Caetand
Divining
King Queen
Something About David H
