10 eventos ao vivo

Exposição em São Paulo revisita a obra lendária de Chiquinha Gonzaga

23 fev 2021
10h11
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Nesta quarta-feira (24), o Itaú Cultural abrirá a série Ocupação neste ano com a mostra dedicada á lendária maestrina Chiquinha Gonzaga (1847-1935). A exposição resgata a história de Francisca Edwiges Neves Gonzaga entre documentos, partituras, capas, objetos, fotos e conteúdo musical e audiovisual biográfico produzido pela instituição que retratam a sua vida e obra, inclusive sua identidade negra costumeiramente ignorada.

Foto: Divulgação | Acervo Itaú Cultural / The Music Journal

100 anos, ela foi a primeira mulher a reger uma orquestra, a escrever uma partitura para teatro e a compor uma marcha carnavalesca no Brasil. Ela também produziu mais de 2 mil canções autorais e 77 partituras para peças teatrais.

Apresentações online construídas em torno de seu repertório, atividades educativas, mecanismos de acessibilidade e a confecção de um hotsite integram a Ocupação.

A maestrina Chiquinha Gonzaga pautou e documentou, ao longo do século XIX, costumes e comportamentos de um Brasil em transformação e sua trajetória é celebrada nesta exposição com documentos, partituras, capas, objetos, fotos e conteúdo musical e audiovisual biográfico.

Uma das peças originais mais simbólicas em exibição é o broche de ouro com pauta musical das primeiras notas da valsa Walkyria, composta por Chiquinha em 1884, que foi oferecido a ela em 1885 por críticos teatrais, em decorrência do sucesso da opereta, e virou adereço habitual da maestrina desde então.

Ocupação

Chiquinha Gonzaga

De 24 de fevereiro a 23 de maio de 2021

Funcionamento: terças-feiras a sextas-feiras, em horários sob consulta para agendamento (obrigatório) das visitas, que deve ser feito pelo link sympla.com.br/agendamentoic

Abertura da agenda: todas as segundas-feiras, a partir das 9h, seguindo por toda a semana, com o agendamento sujeito à lotação dos grupos. Caso o visitante queira ver uma segunda mostra no mesmo dia, deve verificar a possibilidade de novo agendamento.

Permanência do público: 50 minutos em cada exposição. Trata-se de uma limitação de tempo máximo no espaço, que considera os protocolos de periodicidade de limpeza para cada ambiente.

Ingressos gratuitos

Informações: pelo telefone (11) 2168-1777

Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados das 11h às 16h

E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Veja também:

Justin Timberlake pede desculpa a Britney Spears: "Falhei"
The Music Journal The Music Journal Brazil
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade