PUBLICIDADE

Expoentes do samba rock, Trio Mocotó se apresenta na Virada Cultural SP

14 mai 2024 - 16h21
Compartilhar
Exibir comentários

O lendário Trio Mocotó, expoentes do samba rock e que ajudaram a definir o som da música black brasileira na década de 1970, está de volta após um hiato de 10 anos fora dos palcos. O grupo se apresenta gratuitamente no próximo sábado (18), às 19 horas, na Praça das Artes (Avenida São João, 281, Centro), como atração da Virada Cultural SP 2024.

Criadores de uma fusão única de samba, rock, funk e soul, eles conquistaram um lugar especial no coração dos amantes do groove no Brasil e no mundo. Com sua alegria e carisma contagiantes, os fãs podem esperar um show eletrizante repleto de sucessos dos seus cinco discos e mais de 50 anos de carreira.

Foto: José de Holanda / The Music Journal

O Trio Mocotó foi formado em 1968 na Boate Jogral, onde Fritz Escovão, João Parahyba e Nereu Gargalo trabalhavam. Na época, a boate paulistana era o grande ponto de encontro da música brasileira e os três contratados da casa trabalhavam como banda de apoio para nomes como Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho, Cartola, Paulo Vanzolini, Manezinho da Flauta, além das históricas "canjas" com artistas brasileiros e outros visitantes estrangeiros como Tommy Flanagan, Duke Ellington, Oscar Peterson, Earl Hines, Jon Carter, Michel Legrand e Dizzy Gillespie.

Desde 2003, o grupo é formado por João Parahyba, Nereu Gargalo e Skowa Santos.

Um desses encontros começou a se tornar frequente: Jorge Ben no violão, Fritz na cuíca, Nereu no pandeiro e João Parahyba com sua mistura de timba e bateria. A batida que nasceu desse encontro, se transformou em marca registrada e levou Jorge Ben e o trio definitivamente ao estrelato. E foi essa batida que deu origem ao samba-rock.

O trio acompanhou Jorge em praticamente todas as faixas do álbum Jorge Ben (1969) incluindo Que Pena, Domingas, Take it Easy my Brother Charles e País Tropical.

O clássico disco Toquinho e Vinicius 1971 - No primeiro disco da dupla também é Mocotó do começo ao fim, com destaque para Testamento, O Velho e a Flor e O Canto de Oxum. Além desse disco o trio acompanhou a dupla em Regra Três e A Tonga da Mironga do Kabuletê e em diversas apresentações do show Encontro com Marilia Medalha.

O grupo, em trabalho solo, gravou álbuns que se tornaram clássicos da música brasileira e disputados por colecionadores, como Muita Zorra (1971), Trio Mocotó (1973) e Trio Mocotó (1977).

Trio Mocotó na Virada Cultural SP 2024

Sábado, 18 de maio de 2024, às 19 horas

Local: Praça das Artes - Av. São João, 281, Centro, SP/SP)

Entrada gratuita

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade