Dave Ball, do Soft Cell, morre aos 66 anos
Pioneiro da música eletrônica faleceu pacificamente enquanto dormia em sua residência em Londres
Dave Ball, que formou a icônica dupla de música eletrônica Soft Cell ao lado de Marc Almond, morreu nesta quarta-feira (22) enquanto dormia em sua casa em Londres. Ele tinha 66 anos. As informações foram dadas no site oficial do duo.
Marc Almond, a voz do Soft Cell que trabalhou com Ball por 46 anos, homenageou o amigo, reconhecendo o músico de "um gênio musical maravilhosamente brilhante" e "o coração e a alma do Soft Cell". Ele também relembrou o último trabalho que realizou ao lado de Dave Ball, Danceteria, que será lançado ainda em 2026.
Marc Almond: "Ele sempre será amado pelos fãs do Soft Cell" - sobre Dave Ball
"Ele estava focado e muito feliz com o novo álbum que concluímos há poucos dias. É muito triste, pois 2026 estava prestes a ser um ano tão inspirador para ele, e me consola saber que ele ouviu o disco finalizado e achou que era um ótimo trabalho", escreveu Marc Almond. "Ele sempre será amado pelos fãs do Soft Cell que amam sua música, e sua música e memória viverão para sempre. A qualquer momento, alguém em algum lugar do mundo estará curtindo uma música do Soft Cell."
E concluiu: "Obrigado, Dave, por ser uma parte tão importante da minha vida e pela música que você me deu. Eu não estaria onde estou sem você."
Dave Ball formou o Soft Cell com Almond em 1979 e, dois anos depois, eles lançaram seu álbum de estreia, Non-Stop Erotic Cabaret, apresentando seu hit mais famoso, Tainted Love, que foi o single mais vendido no Reino Unido em 1981. Depois, eles lançaram mais quatro álbuns entre 1983 e 2022.
Ball também fundou a dupla eletrônica The Grid ao lado de Richard Norris, e trabalhou com grandes nomes como David Bowie, Kylie Minogue, Pet Shop Boys e Erasure como compositor e produtor.
Ball deixa quatro filhos.