PUBLICIDADE

As 10 melhores músicas de Chico Buarque para tocar

Todo mundo que gosta de música brasileira já quis, em algum momento, tocar um som desse artista. Por isso, preparamos esta lista com as 10 músicas mais famosas de Chico Buarque para você poder tocar no violão! Entre os sons que separamos aqui, estão canções de todas as fases do artista. Por isso, se prepare […] The post As 10 melhores músicas de Chico Buarque para tocar appeared first on Cifra Club.

30 jun 2022 - 12h02
Ver comentários
Publicidade

Todo mundo que gosta de música brasileira já quis, em algum momento, tocar um som desse artista. Por isso, preparamos esta lista com as 10 músicas mais famosas de Chico Buarque para você poder tocar no violão!

Estamos falando de um dos maiores poetas da história da música brasileira (Foto/Reprodução/Internet)
Estamos falando de um dos maiores poetas da história da música brasileira (Foto/Reprodução/Internet)
Foto: Cifra Club

Entre os sons que separamos aqui, estão canções de todas as fases do artista. Por isso, se prepare para conseguir tocar vários estilos da MPB. Lembrando que traremos dicas que vão, de fato, te ajudar a executar tudo com perfeição.

As músicas mais famosas de Chico Buarque

Dono de um vasto repertório, com turnês internacionais e muitas parcerias, Chico Buarque varia, além da sonoridade, os temas de suas canções. Portanto, aqui teremos o Chico:

  • cronista: nessas músicas, ele vai discorrer sobre o cotidiano, dando ênfase aos acontecimentos do dia a dia;
  • político: essas músicas foram feitas, principalmente, no período da ditadura, e ele vai alfinetar os donos do poder de maneira magistral;
  • sambista: como bom carioca, essa temática não poderia faltar. Nessas canções, ele retoma muito da vida do malandro carioca, da boemia e do futebol;
  • romântico: essa é a parte da obra que as pessoas geralmente mais conhecem. Ele fala de amor como ninguém, inclusive quando escreve adotando um eu lírico feminino.

Para conferir todas essas facetas de um dos mais famosos e renomado músicos brasileiros, vamos à lista:

A Banda

Primeiro sucesso do compositor, A Banda é uma música relativamente simples no que diz respeito aos acordes usados. O grande desafio aqui é conseguir tocar o ritmo certo. Em grande parte da canção, os acordes devem ser tocados primeiro em bloco e depois apenas o corpo deles.

Isso significa que, na primeira vez em que tocar o acorde, todas as cordas pressionadas devem soar. Em seguida, você vai deixar de tocar a nota mais grave. Não se esqueça de fazer o baixo da música.

Para tal, você deve pressionar a corda na casa imediatamente acima da nota mais grave do acorde, repetindo o mesmo processo para soar primeiro ele em bloco e depois apenas o corpo.

Pode demorar um pouco até você pegar o jeito. Mas, assim que conseguir, ela estará como a versão original! Se estiver difícil para você, assista à nossa vídeo aula simplificada da canção:

João e Maria

Chico Buarque foi quem colocou a letra de João e Maria, música criada por Sivuca. Na gravação original, a voz feminina que você ouve cantando com o carioca é de Nara Leão. Para tocá-la, nossa principal dica fica por conta do ritmo.

Repare que a canção é uma valsa. Para fazer o ritmo 3×4, Chico toca primeiro o baixo do acorde e depois duas vezes o corpo. Dessa maneira, ele consegue recriar essa atmosfera de baile dos anos 1950 que a música exige.

Para facilitar, decore os acordes em três blocos distintos, de acordo com a repetição. Assim, ficará mais fácil conseguir tocar esse clássico! Mais uma vez, você pode conferir como tocar a versão simplificada, se sentir que está muito puxado:

A Rita

Um dos sambas mais famosos de Chico Buarque, A Rita conta a história de um homem que foi abandonado pela mulher, que levou tudo, até seu sorriso. Apesar da temática, a música é bem pra cima e, quando tocada, é garantia de empolgação.

Embora a canção tenha muitos acordes, a maioria é relativamente simples. Sendo assim, mais uma vez, o destaque é a batida no violão. Para fazer um samba como o de Chico, você deve tocar primeiramente o corpo do acorde, em seguida apenas o baixo (corda mais grave) e o corpo novamente.

Repita isso duas vezes em cada acorde e você já pode sair por aí cantarolando a música com os amigos.

Apesar de Você

Tida como um verdadeiro hino contra a ditadura, Apesar de Você é outro samba de grande sucesso de Chico Buarque. Feita para ser cantada em coro, essa é uma ótima canção para juntar a galera e cantar junto.

Mesmo tendo muitos acordes, a maioria deles é feita nas primeiras três casas do violão. Portanto, o maior esforço é para conseguir decorar a sequência deles. Também é preciso ficar atento aos breques e transições da música, que ocorrem sempre no final das estrofes.

Geni e o Zepelim

Composta para fazer parte do musical Ópera do Malandro, a canção Geni e o Zepelim acabou ganhando vida própria anos depois. A música é extensa, mas tem apenas duas partes e o refrão, o que facilita a vida de quem se propõe a tocá-la.

Nossa dica vai para o dedilhado, que percorre quase a música toda. Embora pareça complicado, ele é relativamente simples. Use os dedos polegar, indicador, médio e anelar para tocar as cordas pressionadas pela outra mão, e repita o dedilhado nas notas do polegar e médio.

Faça isso uma vez por acorde. Pronto! A primeira parte da música já está pronta para ser apresentada.

Construção

O lendário álbum Construção (1971) foi um marco na carreira de Chico Buarque. Em uma parte do disco, ele começa a ousar mais em suas composições. Prova disso é a música que dá nome ao álbum: Construção.

Quando for tocá-la, fique atento à repetição de acordes, principalmente a sequência Em6 e Em6/B. Ela será muito presente durante toda a canção. Portanto, se aprender a executá-las corretamente, faltarão poucos trechos da composição para tocar.

Quem Te Viu Quem Te Vê

Mais uma música de Chico Buarque que fala sobre os desalentos do amor. Quem Te Viu Quem Te Vê é um samba um tanto melancólico, mas que, devido ao seu sucesso, é garantia de empolgação quando é tocado.

Como a música é composta por apenas duas partes, é fácil de decorar e tocar na roda com os amigos. Nosso principal conselho é para você ficar atento ao refrão. É nele que a sequência de acordes muda. Então, decore as partes separadamente e, aos poucos, vá juntando-as.

O Meu Guri

Outro samba de muito sucesso é O Meu Guri. Regravada por ícones brasileiros, como Maria Bethânia e Beth Carvalho, é uma canção com ritmo cadenciado e muito bom humor na letra.

Para que ela fique ainda mais completa, nossa dica é sobre a introdução da música. Embora a sonoridade produzida seja bastante complexa, executar esse trecho é menos difícil do que parece. Em cada acorde você vai fazer um dedilhado na sequência polegar, indicador, médio e anelar, por duas vezes. Assim, sua execução ficará completa!

As Vitrines

Em ritmo de bossa nova, As Vitrines traz todo o lirismo do compositor, que transforma um passeio na rua num verdadeiro desfile sobre uma passarela. A música apresenta muitos acordes, que quase nunca se repetem. Portanto, para tocá-la, divida a canção em partes e vá decorando cada uma delas.

Para conseguir emular a sonoridade de Chico Buarque, os acordes da primeira parte da música devem ser tocados da seguinte maneira: primeiro, o bloco; depois, corpo, baixo e corpo. Com essa sequência, será possível executar grande parte da canção.

Jorge Maravilha

Para encerrar nossa lista das músicas mais famosas de Chico Buarque, trouxemos um rock iê-iê-iê de Chico Buarque. Inicialmente, Jorge Maravilha foi creditada a Julinho da Adelaide. Anos depois, descobriu-se que esse era um pseudônimo criado por Chico para driblar a censura.

A canção é dividida em duas partes. Na primeira, basta dar uma palhetada de cima para baixo em cada acorde e deixá-los soando. Assim, criará o mesmo efeito da gravação original e dará todo o charme necessário para a composição. Essa canção é super simples, mesmo para iniciantes no violão.

Nessa lista, você pôde conferir as 10 músicas mais famosas de Chico Buarque e ainda recebeu várias dicas de como tocá-las. Além disso, colocamos uma série de informações sobre o compositor e suas canções. Agora é só praticar e sair tocando por aí!

Por fim, compartilhe este artigo com seus amigos que gostam do autor. Até porque todo mundo que toca violão tem que saber pelo menos uma música desse mestre, concorda?

The post As 10 melhores músicas de Chico Buarque para tocar appeared first on Cifra Club.

Cifra Club
Publicidade
Publicidade