PUBLICIDADE

Anitta é criticada por divulgar terapia polêmica em tatuagem

Cantora exibiu desenho e fez propaganda dos benefícios da constelação familiar, levando internautas a explicarem o problema

6 jul 2024 - 20h59
(atualizado às 21h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Instagram/Anitta / Pipoca Moderna

Anitta surpreendeu os seguidores ao divulgar a constelação familiar, uma terapia alternativa considerada pseudociência e criticada pelo Conselho Federal de Psicologia. A cantora mostrou uma nova tatuagem inspirada na constelação familiar e fez propaganda da técnica terapêutica, afirmando que ela tem influenciado positivamente sua vida.

Significado da tatuagem

Em um vídeo publicado no Instagram, Anitta explicou o significado da tatuagem: "Esse símbolo representa a constelação familiar, uma terapia que me ajudou muito na vida, a ser mais feliz, a viver com mais plenitude e a entender coisas da vida que, às vezes, ficam difíceis de compreender". Ela destacou que a prática pode não agradar a todos: "Vai de cada um, né, gente? Tem coisa que é bom para um e não é bom para o outro".

Ela detalhou o desenho da tatuagem. No meio, sou eu, o bonequinho com o coração que significa que eu tenho sempre a força do amor dentro de mim. De um lado, está meu pai, do outro, minha mãe, e as estrelinhas representam os outros integrantes da família. A tatuagem também simboliza os irmãos que você poderia ter tido, mas não tive por circunstâncias do destino. Quando você integra essas almas no seu coração, vive uma vida mais completa e plena, que é o que eu tenho vivido ultimamente: muita felicidade, muita tranquilidade. Você confia no universo, no destino… Essa tatuagem significa isso para mim", finalizou.

Não é a primeira vez que Anitta fala do assunto. Ela já havia mencionado a constelação familiar em entrevista à Marie Claire, quando comentou sobre seu processo de autoconhecimento através da leitura de design humano. "É uma prática que decifra seu perfil pessoal. Eu sou manifestadora da mais alta potência. A profissional me disse que meu maior desafio é entender que escolhi um caminho que ninguém fez. Não vou conseguir o apoio das pessoas para algo que elas nem sabem que é possível. É uma trajetória solitária, mas preciso manter minha crença em mim mesma", explicou.

O que é constelação familiar?

Criada nos anos 1980 pelo alemão Bert Hellinger, a constelação familiar é uma técnica alternativa para resolução de conflitos. A prática envolve a recriação de cenas familiares com dinâmicas onde pessoas representam os implicados em algum conflito, incluindo antepassados de várias gerações. Entre pontos polêmicos, Hellinger sugere que crianças perdoem abusos sexuais dos pais e que esposas não denunciem violência dos maridos, pois famílias precisam ter harmonia.

Apesar de não ser reconhecida pelos conselhos federais de psicologia e de medicina, a técnica é aplicada no Judiciário brasileiro, principalmente no Direito de Família, para alcançar acordos e reduzir a quantidade de processos.

Por que é considerado polêmico?

Especialistas criticam o método, especialmente pelo impacto negativo sobre as mulheres, e questionam a ausência de evidências científicas que comprovem sua eficácia. Além disso, o Conselho Federal de Psicologia sustenta, em nota técnica emitida em março, que o método não atende a parâmetros éticos e critérios básicos de um serviço terapêutico, como diagnóstico, supervisão e confidencialidade.

A entidade ainda afirma que a prática entra em conflito com o Código de Ética Profissional do Psicólogo pois "pode suscitar a abrupta emergência de estados de sofrimento ou desorganização psíquica, e que o método não abarca conhecimento técnico suficiente para o manejo desses estados".

Além disso, o CFP indica que as bases teóricas da constelação familiar também "consagram uma leitura acerca do lugar da infância e da juventude fortemente marcada por um viés afeito à naturalização da ausência de direitos e de assujeitamento frente aos genitores, desrespeitando normativas dos Sistema Conselhos de Psicologia e o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)".

Por conta da divulgação de Anitta, vídeos explicando os problemas da constelação familiar também viralizaram nas redes sociais. Veja abaixo.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade