Na década de 1970, surgiu a ideia em Hollywood de transformar o livro "The Incomparable Atuk", do canadense Mordecai Richler, em obra cinematográfica. Contudo, jamais o romance saiu do papel e é cercado por uma história macabra e "amaldiçoada"
Foto: Reprodução IMDb / Flipar
John Belushi, Sam Kinison, John Candy e Chris Farley tiveram seus nomes ligados não só à comédia, como também ao filme, que passou a ter uma fama obscura em Hollywood. Ambos morreram perto do auge de suas carreiras e estariam na obra cancelada.
Foto: Wikimedia Commons / Flipar
No enredo, o incomparável Atuk é o protagonista, que se sente um peixe fora d'água. Ele pertence à etnia Inuit (chamada de esquimó), deixa sua terra natal totalmente rural, e vai em direção a Toronto, no Canadá.
Foto: Wikimedia Commons / Flipar
Por lá, Atuk encontra personagens e cenários que mexem com sua vida. Era retratada a presença de um esquimó em uma metrópole e todo contexto que essa contradição poderia acarretar. O filme seria retratado através da sátira e seria uma comédia.
Foto: Imagem de Rosy Nguyen por Pixabay / Flipar
Autor da obra, Mordecai Richler (1931-2001) foi indicado ao Oscar em 1975, pelo roteiro de "O grande vigarista". Em 1977, foi responsável por escrever "Adivinhe Quem vem para Roubar", que foi refilmado em 2005 com Jim Carrey no papel principal e um novo título: "As Loucuras de Dick & Jane".
Foto: Wikimedia Commons / Flipar
O roteiro foi escrito por Tod Carroll, ex-redator da revista humorística "National Lampoon" e especialista em comédias besteirol tipicamente americanas. A ideia inicial de transformar o livro em obra cinematográfica foi de Norman Jewison.
Foto: Wikimedia Commons / Flipar
Cerca de dez anos depois, o texto parou nas mãos de John Belushi, que já era conhecido por papéis no programa "Saturday Night Live" e em filmes como "Clube dos Cafajestes" (1978)
Foto: Divulgação / Flipar
Coube, então, a Peter Gzowski ser o responsável pela criação do roteiro em 1980, de um filme que jamais seria oficialmente lançado.
Foto: Wikimedia Commons / Flipar
John Belushi foi escolhido para viver o protagonista Atuk no cinema e as gravações teriam início em 1982.
Foto: Wikimedia Commons / Flipar
Contudo, o ator morreu no dia 5 de março de 1982, aos 33 anos, em virtude de uma overdose no hotel Chateau Marmont, em Los Angeles.
Foto: Wikimedia Commons / Flipar
Vale destacar que John era irmão de outro famoso ator de Hollywood: Jim Belushi, que esteve em "A Pequena Loja dos Horrores"(1986),"K-9 - Um Policial Bom pra Cachorro" (1989) e "A Malandrinha" (1991).