Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lady Gaga quase cancelou sua apresentação no Grammy

Gaga estava em turnê no Japão até o dia anterior ao Grammy — o que deixou pouco tempo para montar o que se tornou um dos momentos mais memoráveis do show

4 fev 2026 - 08h52
Compartilhar
Exibir comentários

Lady Gaga teve tão pouco tempo de ensaio para sua apresentação no Grammy 2026 que quase desistiu, revela o produtor executivo Ben Winston no novo episódio do Rolling Stone Music Now. "Houve um momento algumas semanas antes do show em que achamos que teríamos que tirá-la do programa", diz Winston, "porque ela estava tipo, 'Eu simplesmente não vejo como posso fazer isso'".

Foto: Johnny Nunez/Getty Images para The Recording Academy / Rolling Stone Brasil

Gaga estava no meio de sua turnê Mayhem Ball, fazendo quatro shows no Tokyo Dome — sua apresentação final lá foi em 30 de janeiro, apenas um dia antes do Grammy. Ela desembarcou de volta em Los Angeles naquela manhã, menos de 36 horas antes da transmissão ao vivo. "Ao contrário de todo mundo que teve tempo para ensaiar fora do local ou com seus dançarinos ou banda ou equipe criativa, ela não pôde", diz Winston. "Ela estava literalmente no palco".

(Para ouvir nossa entrevista completa em podcast com Winston — com detalhes dos bastidores sobre grandes momentos de Justin Bieber a Cher — ouça no Apple Podcasts ou Spotify, ou simplesmente aperte play acima.)

Em vez do espetáculo que ela poderia ter montado em circunstâncias normais — "cem dançarinos e essa coisa toda grande", como Winston descreve — Gaga e sua equipe (incluindo a coreógrafa Parris Goebel, o diretor Ben Dalgleish e seu noivo Michael Polansky) criaram uma abordagem minimalista focada na banda. O produtor executivo de Mayhem, Andrew Watt, tocou guitarra, o coprodutor Cirkut tocou sintetizador, Josh Freese bateria, e Gaga comandou dois teclados, ajustando ativamente os sons em um sintetizador modular. Ela liderou a banda através de uma versão rock de "Abracadabra", seu rosto obscurecido por um enorme e estranho adereço de vime na cabeça, e a única dançarina no palco era a própria Gaga. "Foi tão diferente, tão original, tão espetacular", diz Winston.

Enquanto Gaga estava em turnê, Watt — que também tocou no tributo a Ozzy Osbourne do show — estava trabalhando na nova versão da música. "Ele me enviou a faixa no meio da noite há algumas semanas", relembra Winston. "Eu ainda estava acordado, mas minha esposa Meredith estava dormindo. Ele disse, 'Você tem que ouvir'. Eu me esgueirei para o banheiro, coloquei meus AirPods e sentei no vaso ouvindo aquilo. E eu fiquei tipo, 'Cara, isso levou essa faixa a um nível incrível'".

Os closes por baixo do adereço da apresentação foram obtidos através de uma câmera montada em um braço robótico pré-programado, que Winston acredita ter sido a primeira vez em uma apresentação ao vivo de premiação. Foi uma abordagem arriscada. "Quando você aperta play naquele robô, ele vai", diz Winston. "Erro humano você pode consertar — se um humano faz algo errado, você pode gritar no ouvido dele. Enquanto um robô, uma vez que você aperta play, ele vai".

Quando a apresentação terminou, o caminhão de produção explodiu. "Estávamos batendo palmas e comemorando", diz Winston. "O engraçado é que a circunstância te leva a uma certa criatividade, mas quando você acerta a criatividade, se você pudesse voltar no tempo e não ter essas restrições, você ainda escolheria aquela criatividade".

Winston visitou Gaga em seu camarim depois que a transmissão terminou. "Eu estava no meu escritório descomprimindo e ela ainda estava em seu camarim e fomos lá e ficamos conversando", ele diz. "Acho que ela estava muito orgulhosa daquela apresentação, porque foi tão vinda dela e da mente genial de sua equipe. Haverá momentos naquele show que serão exibidos para sempre. E acho que o da Gaga está realmente lá em cima. Deve ser considerado especial".

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade