Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Karim Aïnouz disputa Urso de Ouro na Berlinale e reforça participação brasileira no festival alemão

A lista oficial dos filmes selecionados para a Berlinale, o Festival Internacional de Cinema de Berlim, foi divulgada nesta terça-feira (21). O diretor brasileiro Karim Aïnouz está na disputa pelo Urso de Ouro, principal prêmio do evento alemão, com "Rosebush Pruning", uma coprodução internacional rodada em inglês.

21 jan 2026 - 16h04
Compartilhar
Exibir comentários

Neste ano, 22 filmes competem pelos Ursos de Ouro e de Prata, entre eles uma animação e um documentário. Produções de 28 países estão representadas, das quais 20 são estreias mundiais.

Karim Aïnouz concorre ao Urso de Ouro na Berlinale com “Rosebush Pruning”, uma coprodução internacional rodada em inglês.
Karim Aïnouz concorre ao Urso de Ouro na Berlinale com “Rosebush Pruning”, uma coprodução internacional rodada em inglês.
Foto: © Divulgação / Berlinale / Felix Dickinson / RFI

Entre os filmes selecionados está "Rosebush Pruning", dirigido pelo cearense Karim Aïnouz. Com participação da plataforma de streaming por assinatura Mubi e coprodução da Itália, da Alemanha, da Espanha e do Reino Unido, o longa conta com Callum Turner, Riley Keough, Jamie Bell, Elle Fanning e Pamela Anderson no elenco.

"Estamos tão confiantes nos encantos desses 22 filmes que anunciamos de forma desafiadora: 'se você não encontrar algo que ame aqui, você não ama cinema!'", declarou a diretora do festival, Tricia Tuttle, em um comunicado ilustrado com uma imagem da equipe do filme de Aïnouz.

O Brasil também estará representado na mostra Perspectives, com "Nosso segredo", de Grace Passô, e na mostra Panorama, com "Isabel", de Gabe Klinger, e "Se eu fosse vivo… vivia", de André Novais Oliveira. Nenhuma dessas mostras disputa o Urso de Ouro, mas ambas contam com premiações próprias.

O cinema brasileiro também marca presença na mostra Generation, dedicada principalmente a produções sobre e para um público mais jovem. Participam da seleção o documentário "A Fabulosa Máquina do Tempo", de Eliza Capai; "Feito Pipa", de Allan Deberton; a animação "Papaya", de Priscilla Kellen; e o filme de estreia "Quatro Meninas", de Karen Suzane.

A lista se completa com "Floresta do Fim do Mundo", de Felipe M. Bragança e Denilson Baniwa, selecionado para a mostra Forum Expanded, voltada a obras que propõem inovação de linguagem e de temas.

Brasil tem tradição na Berlinale

O Festival de Berlim tem uma longa relação com o cinema brasileiro, que historicamente mantém presença expressiva no evento. Em 2025, o país foi representado por 13 produções selecionadas e conquistou o Urso de Prata com "O Último Azul", que também recebeu o Prêmio do Júri. O Brasil já havia vencido o Urso de Ouro em 1998, com "Central do Brasil", de Walter Salles, e em 2008, com "Tropa de Elite", de José Padilha.

O próprio Karim Aïnouz já participou da Berlinale em três ocasiões: em 2014, na competição oficial, com "Praia do Futuro"; em 2018, na seção Forum, com o documentário "Central Airport THF", quando recebeu o Prêmio da Anistia Internacional; e, em 2020, na mostra Panorama, com o documentário "Nardjes A.".

A Berlinale acontece entre 12 e 22 de fevereiro.

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade