Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Heineken retira anúncio de cerveja após queixa de racismo

27 mar 2018 - 18h39
(atualizado às 20h10)
Compartilhar
Exibir comentários

A fabricante de cerveja Heineken comunicou nesta terça-feira (27) que retirou o anúncio da cerveja de baixa caloria após o músico Chance the Rapper classificar o comercial como "terrivelmente racista".

Chance the Rapper durante show em Los Angeles
 11/03/2018      REUTERS/Mario Anzuoni
Chance the Rapper durante show em Los Angeles 11/03/2018 REUTERS/Mario Anzuoni
Foto: Reuters

Após o exemplo mais recente de marketing mal calculado, a Heineken disse que está cancelando a propaganda em vídeo da Heineken Light em todos os mercados globais.

"Embora acreditemos que o anúncio faz referência à nossa cerveja Heineken Light, erramos o alvo, estamos levando a reação a sério e usaremos isto para influenciar campanhas futuras", informou a empresa em um comunicado.

O comercial em vídeo trazia o slogan "Sometimes Lighter is Better" - no qual a palavra 'lighter' pode ser traduzida como 'mais leve', mas também como 'mais clara' - e mostrava um bartender deslizando uma garrafa de Heineken Light diante de várias pessoas de cor negra que vai parar diante de uma mulher de pele clara.

A decisão de retirá-lo de circulação veio na esteira de tuítes de Chance the Rapper, nativo da cidade norte-americana de Chicago que conquistou muitos seguidores nas redes sociais.

"Acho que algumas empresas estão lançando propositalmente anúncios claramente racistas para receber mais visualizações".

"Mas preciso falar. O comercial 'sometimes, Lighter is Better' da Heineken é terrivelmente racista, meu Deus", tuitou o cantor vencedor do Grammy no domingo.

O intérprete de "Coloring Book" disse não estar defendendo um boicote e acrescentou que "só estou reparando com quanta frequência isso acontece".

No comunicado, a Heineken disse ter um longo e "positivo histórico de criação de marketing que mostra que existem mais coisas nos unindo do que nos dividindo".

A empresa disse que a Heineken Light só tem 99 calorias.

Várias companhias sofreram acusações de racismo em anúncios recentes. Em janeiro a grife H&M se desculpou por um pôster que mostrava uma criança negra vestindo um casaso com gorro decorado com as palavras "o macaco mais bacana da floresta" na frente.

No ano passado a Pepsi cancelou um comercial com a modelo norte-americana Kendall Jenner depois de queixas segundo as quais ele banalizar os protestos por direitos civis do movimento Black Lives Matter, e a marca de cosméticos Dove pediu desculpas por um vídeo que parecia mostrar uma negra se transformando em uma branca depois de usar seu sabonete.

Veja também

Gigantes da internet estão vetando grupos de ódio:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade