Vencedora do MasterChef é criticada por vaga de emprego com salário baixo
Alvo de críticas, chef e influenciadora Isabella Scherer ganhou temporada 2021 do programa
Isabella Scherer enfrentou críticas nas redes sociais após divulgar uma vaga de auxiliar de cozinha em sua doceria com salário e condições considerados inadequados por internautas; a chef não comentou o caso até o momento.
A chef e influenciadora Isabella Scherer, vencedora do MasterChef Brasil 2021, tornou-se alvo de críticas nas redes sociais após uma vaga de emprego, divulgada por sua doceria, a Scherbi's, viralizar negativamente. O anúncio para o cargo de auxiliar de cozinha foi considerado por internautas como "exploratório", devido à remuneração e às exigências da função.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a publicação, a vaga oferecia salário de R$ 1.800, para uma jornada das 14h às 22h, na região da Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Entre as responsabilidades descritas estavam preparar e organizar ingredientes, realizar receitas conforme solicitado, manter a limpeza e organização da cozinha e executar outras tarefas relacionadas.
A vaga também pedia disponibilidade para horários flexíveis, incluindo finais de semana e feriados. "Estamos em busca de um(a) auxiliar de cozinha para se juntar à nossa equipe! Se você é uma pessoa organizada, responsável e apaixonada por confeitaria, venha fazer parte da Scherbi's! Preparar e organizar ingredientes, realizar receitas conforme solicitado, manter a limpeza e organização da cozinha e executar outras tarefas relacionadas à cozinha. Disponibilidade para horários flexíveis, incluindo finais de semana e feriados", dizia o anúncio.
A Scherbi's, fundada por Isa Scherer, é uma doceria artesanal com foco em cookies e sobremesas elaboradas que ganhou destaque após o sucesso da chef no programa da Band. A loja opera na capital paulista e também realiza vendas on-line, sendo frequentemente divulgada pela influenciadora em suas redes sociais.
A repercussão da vaga foi imediata. Nos comentários do Instagram da marca, seguidores ironizaram a proposta e criticaram o valor oferecido. "8 horas de vida do seu funcionário de segunda a sexta durante 1 mês valem 85 cookies”, escreveu uma usuária. "Rico realmente só não tem escravo porque é proibido", comentou outro perfil. Outros seguidores também questionaram a coerência entre o sucesso financeiro da chef e a remuneração oferecida.
A influenciadora, de 29 anos, é filha do ex-nadador Fernando Scherer, o Xuxa, e da empresária Vanessa Medeiros. Antes de se dedicar à gastronomia, Isa atuou como atriz e modelo, mas alcançou projeção nacional ao vencer o MasterChef Brasil 2021, quando levou R$ 300 mil em prêmios, bolsa de estudos no Le Cordon Bleu e uma viagem internacional.
Isabella se manifestou nesta terça-feira, 4, sobre a polêmica em seu perfil no Instagram e esclareceu que o anúncio foi publicado em maio deste ano, "logo no início da empresa". "No print que viralizou, não mostrava a parte onde falava dos benefícios, mas eles sempre existiram", disse.
"Ainda assim, é importante reforçar que a empresa segue a legislação trabalhista e as normas coletivas de cada categoria. A vaga em questão também foi oferecida dentro dessas regras, com registro, benefícios e condições previstas em lei". Ela afirma que pesquisou e contratou uma consultoria de recursos humanos para guiar as contratações de funcionários.
"Estou comprometida em evoluir de forma responsável, valorizando cada pessoa que faz parte do meu time, e mantendo uma relação justa e transparente. Esse diálogo é importante e faz parte do crescimento de qualquer empresa. Sigo aberta a ouvir, aprender e fazer melhor sempre com respeito por todos", finalizou.
O perfil da Scherbi's também publicou uma nota em que afirma buscar "construir uma operação sólida e sustentável, que não só valorize e cuide de quem está conosco nessa jornada, mas também cresça e gere ainda mais empregos", começa a nota.
De acordo com o perfil da confeitaria, a marca tem consciência de que é dever dela "valorizar quem está no dia a dia, sonhando o sonho da Scherbi's, inclusive ampliando os benefícios oferecidos à medida que crescemos, gerarmos mais oportunidades sem abrir mão do respeito e da ética que acreditamos".
Segundo a empresa, todas as práticas da marca seguem integralmente a legislação trabalhista e os direitos previstos na CLT e nas normas coletivas, "inclusive o da vaga mencionada que também seguia rigorosamente as regras e leis trabalhistas".