Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Velório de Preta Gil: Prefeitura anuncia esquema de trânsito e prevê cortejo no circuito de blocos

A proibição de tráfego nas vias próximas do velório, que ocorrerá no Theatro Municipal, começa na quinta, a partir das 19h; corpo da cantora, que morreu nos Estados Unidos, já chegou ao Brasil

24 jul 2025 - 10h22
(atualizado às 20h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Diversas ruas no entorno do Theatro Municipal do Rio de Janeiro terão interdições para receber fãs que vão comparecer ao velório de Preta Gil, nesta sexta-feira, 25, informou a prefeitura municipal na manhã desta quinta. A cantora morreu no último domingo, após enfrentar um tratamento contra um câncer.

Preta Gil em fevereiro de 2025, quando teve alta do hospital e passou para o tratamento paliativo
Preta Gil em fevereiro de 2025, quando teve alta do hospital e passou para o tratamento paliativo
Foto: @pretagil via Instagram / Estadão

Equipes da Centro de Operações e Resiliência (COR), CET-Rio, Guarda Municipal e Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) participarão do esquema. A prefeitura afirma ainda que o cortejo no carro do Corpo de Bombeiros passará pelo circuito de megablocos da cidade, que ganhou o nome da artista. Preta Gil foi grande incentivadora do carnaval de rua na capital fluminense. Ela comandou o Bloco da Preta por 15 anos.

A proibição de tráfego nas vias próximas do Theatro Municipal começa na quinta, a partir das 19h. Toda movimentação será monitorada por profissionais de diferentes órgãos, com 13 câmeras na área da Cinelândia pelo COR, além de outras 30 espalhadas pelo percurso entre o Theatro Municipal e o Cemitério da Penitência, no Caju (veja detalhes abaixo).

A família de Preta Gil retornou ao Brasil nesta quinta-feira, após a morte da cantora em Nova York, Estados Unidos. O corpo de Preta Gil veio no mesmo voo.

Proibição de estacionamento

Das 19h de quinta-feira (24) às 18h de sexta-feira (25):

  • Toda a extensão da Avenida Treze de Maio.

Das 6h às 18h de sexta-feira (25):

  • Rua Araújo Porto Alegre, em toda a extensão;
  • Avenida Evaristo da Veiga, entre a Rua Senador Dantas e a Av. Rio Branco.

Interdições ao tráfego:

Das 23h de quinta (24) às 18h de sexta (25):

  • Avenida Treze de Maio;
  • Rua Manoel de Carvalho (esquina com Av. Treze de Maio).

Das 6h às 18h de sexta (25):

  • Rua Araújo Porto Alegre.
Mapa prevê cortejo previsto para o velório de Preta Gil
Mapa prevê cortejo previsto para o velório de Preta Gil
Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio / Estadão

Cortejo

Após a cerimônia no Theatro Municipal, o cortejo seguirá pelo seguinte trajeto:

  • Rua Araújo Porto Alegre - Av. Presidente Antônio Carlos - Rua Primeiro de Março - Av. Presidente Vargas - Avenida Francisco Bicalho - Viaduto do Gasômetro - pista lateral da Av. Brasil (Caju) - Rua Monsenhor Manuel Gomes (Cemitério da Penitência).

Como foram os últimos momentos de Preta Gil?

Em seus últimos momentos de vida, Preta Gil tentou retornar ao Brasil. A cantora estava debilitada nos últimos dias e, ao receber a notícia dos médicos americanos de que não havia mais o que ser feito no tratamento contra o câncer, ela decidiu que voltaria para casa, no Rio, para encontrar amigos e a mãe, Sandra Gadelha.

No último domingo, 20, Preta chegou a embarcar na UTI aérea que a levaria de volta ao Brasil. Antes de o avião decolar, porém, ela passou mal e morreu na ambulância a caminho do hospital.

Após a notícia da morte, a atriz Carolina Dieckmmann, que esteve com a cantora nos últimos dias, deu detalhes do estado de saúde da amiga. "Ela foi indo. Queríamos muito que ela viesse para o Brasil, mas ela [estava] muito fraquinha. Sem dor, controlada pelos medicamentos, e cercada de muito amor", contou em uma entrevista para Andréia Sadi, no Estúdio i, da GloboNews.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade