Tudo bi! Veja quais celebridades já falaram abertamente sobre sua sexualidade
Em junho, mês de celebração do orgulho LGBTQIAPN+, confira quais celebridades já falaram abertamente sobre sua sexualidade
O mês de junho é marcado para celebrar o dia do Orgulho LGBTQIAPN+. Aproveitando os últimos dias, durante o programa Domingão com Huck (29/06), a atriz Débora Nascimento participou do quadro Lip Sync e revelou que era bissexual, mas, além dela, outras celebridades da televisão já se assumiram para todos. Confira!
Tudo bi?
Durante o programa de Luciano Huck, Débora disse: "Não tem como. Ainda mais nesse mês, gente. Celebrando o orgulho, quem a gente é. Eu, mãe, artista, mulher bi. É isso, gente. Essa alegria". No Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, a letra B faz referência à pessoas bissexuais.
Claudia Petry, sexóloga e pedagoga com especialização em Sexualidade Feminina pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e integrante da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, explica que pessoas bissexuais, por sentirem atração por homens e mulheres, muitas vezes ainda são injustamente classificadas como indecisas.
"Importante é educar a sociedade para saber que a bissexualidade não é uma indecisão, mas sim uma expressão de sua identidade e atração sexual. O preconceito pode ser prejudicial, causando isolamento, insegurança e negação de sua identidade. É fundamental combater esses estereótipos e promover a aceitação e o respeito a todas as orientações sexuais", disse a sexóloga.
Famosos bissexuais
Após declaração de Debóra, confira outras celebridades que já assumiram sua sexualidade abertamente. No programa Na Piscina com Fê Paes Leme, Rodrigo Simas falou sobre o preconceito em torno da bissexualidade. "Eu demorei pra entender que eu era bi por não saber que tudo bem ser bi. Não é ficar em cima do muro, entendeu? Que é uma orientação sexual e tá tudo certo".
Nas redes sociais, Jéssica Ellen também falou deu sua opinião sobre o tema e pediu respeito aos bissexuais. "Diferente do que pensam, a bissexualidade não é uma fase. É uma orientação, assim como a homoafetividade e a heterossexualidade. O respeito às diferenças segue sendo necessário, inclusive dentro da própria comunidade LGBTQIAPN+, que muitas vezes acaba também contribuindo para essa invisibilidade".
O ex-ator de Chiquititas, Gabriel Santana, disse ao Gshow que se descobriu bissexual aos 19 anos. "As pessoas não conseguem aceitar as diferenças. A orientação de cada um é algo completamente pessoal e intransferível. Por que você tem uma experiência, uma vivência, e o outro tem que ter a mesma, sabe? Você vai ter as suas verdades e isso não impacta na existência do outro. Sou bissexual, gosto de 50% de homens e 50% de mulheres. São corpos e personalidades diferentes. Para mim, estou me relacionando com pessoas e tanto faz se é um ou outro".
Ana Hikari reforçou que a bissexualidade não é baseada na quantidade de homens ou mulheres com os quais a pessoa se relaciona. "Acho que para as pessoas bissexuais a sensação de não pertencimento é recorrente. Você acha que não ficou com tantas pessoas do gênero x ou y, e nunca tem a sensação de pertencimento. Faz parte levantar as questões sobre bissexualidade e falar que está tudo bem. Não depende de quantas pessoas ficou, depende de como você se sente", revelou.
O DJ e cantor Pedro Sampaio revelou ser bissexual no palco do Lollapalooza. Para o artista, se assumir de forma pública ajudaria a conscientizar a sociedade sobre a existência de pessoas bissexuais. "Tem toda uma questão de preconceito, é uma coisa muito agressiva. E o bissexual fica em um lugar que não tem uma visão muito esclarecida do grande público. Procurei deixar isso bem claro para a galera".
A ex-BBB Vitória Strada revelou que as pessoas que questionam a sua sexualidade. "É muito louco como as pessoas invalidam a sexualidade dos bissexuais, como se a gente tivesse que escolher um lado ou como se fosse uma modinha. Tem gente muito má na internet. Como eu ia inventar um relacionamento de quatro anos?".