Duda Reis revela intensa queda de cabelo após cirurgias e procedimentos estéticos: 'Vários tufos por dia'
Atriz detalha uso do minoxidil e reforça a importância do acompanhamento médico para tratar a queda capilar
Duda Reis, de 24 anos, chamou atenção dos seguidores nesta quinta-feira (15) ao abrir o coração sobre sua saúde capilar. A atriz contou que, depois do parto de sua filha Aurora, de 1 ano, e de alguns procedimentos estéticos, como lipoaspiração, passou por uma queda intensa de cabelo, chegando a perder vários tufos diariamente. Diante do problema, Duda começou um tratamento com minoxidil oral, sempre com supervisão médica.
"Ontem eu postei que eu tô fazendo tratamento com minoxidil e vocês ficaram com dúvidas e tiveram muitas perguntas. Então, respondendo e explicando um pouquinho o que eu tô fazendo. Obviamente, gente, com orientação médica. Quem me acompanha é a doutora Isa, que faz toda essa parte minha, né, capilar… enfim. Esse ano não… ano passado, né, 2025, eu passei por duas cirurgias. Uma foi a minha cesária e a outra foi a minha cirurgia de peito, lipo, enfim", começou.
A atriz explicou que precisou passar por duas anestesias distintas. "Na cesariana foi a raque, na cirurgia reparadora de corpo foi anestesia geral. Como a gente perde muito sangue nessas cirurgias, né, e foi uma cirurgia super longa — a segunda foi uma cirurgia de 8 horas — tem esse… eu até esqueci… esse eflúvio, acho que é assim que fala, eflúvio, que é essa queda brusca de cabelo. Eu até demorei pra ter. E não tem jeito mesmo, né? A gente tem essa queda".
"Meu cabelo começou a cair muito… minha cirurgia foi em julho e, pra meados de outubro, eu tive a queda mais bizarra da minha vida. Setembro, outubro, assim, gente… vocês não têm noção. De eu passar a mão no meu cabelo e sair tufos assim. Não era só um tufo por dia, eram vários tufos por dia. E a cada vez que eu escovava meu cabelo, assim, de passar uma escova mesmo, de desembaraçar… era um show de horror", completou.
Duda revelou que se sentia desesperada com a quantidade de cabelo que perdia e chegava a mandar mensagens à médica pedindo ajuda.
Como funciona o tratamento com minoxidil?
A atriz detalhou que toma minoxidil em cápsulas diariamente. "A gente decidiu, lá pra outubro… se eu não me engano, outubro… não, setembro. Quando você começa a tomar minoxidil, você tem uma queda de cabelo 'programada', né, que se fala do minoxidil".
"Então eu comecei a tomar e meu cabelo caiu mais do que estava caindo, porque essa queda é programada. Ele, tipo, faz cair os fios que já tão soltos, mas, em compensação, cresce muito. Por isso que eu tô com aquela quantidade que eu mostrei pra vocês, de cabelo que cresceu mesmo. A gente tem algumas fotos, depois eu vou compartilhar com vocês".
Antes do uso do minoxidil, Duda percebeu que a queda pós-cirurgia havia recuado a entrada capilar em mais de 1 cm. Além do medicamento, ela combinou o tratamento com PRP — feito a partir do próprio sangue, que passa por centrifugação para aplicação do plasma no couro cabeludo — e exossomos. Segundo a atriz, a combinação trouxe bons resultados.
De acordo com Duda, a queda de cabelo diminuiu a partir de novembro. Sua mãe também sugeriu uma consulta com um hematologista, devido a hematomas frequentes após a cirurgia. "Estava ficando muito roxa… e roxos, assim, que duravam muito. E minha mãe ficou preocupada pra ver se tinha alguma coisa na minha parte sanguínea, né? Alguma questão… e a gente sempre tem que ver mesmo, sempre tem que olhar".
"Então passei na Hemato e aí, graças a Deus, não tinha nenhuma questão na minha parte sanguínea. Só que eu estava completamente sem vitamina e isso estava ajudando, né? E essa carência de vitamina acontece, sim, depois de processos cirúrgicos, e isso estava fazendo com que meu cabelo continuasse caindo. E o que que eu descobri? Que eu estava com falta de vitamina, então estava com questão na parte capilar minha, né? Do sangue… eu acho que é assim que fala. E estava sem ferro, sem vitamina B12. E, gente, são vitaminas super importantes pro cabelo crescer, pro cabelo parar de cair, né?", completou a influenciadora.
Duda explicou que a perda de sangue durante as cirurgias pode gerar deficiência de vitaminas, fazendo com que o corpo priorize funções essenciais e deixe o crescimento capilar em segundo plano.
Efeitos colaterais
A atriz disse que não apresentou grandes efeitos colaterais, mas ressaltou que a reação varia de pessoa para pessoa. "Eu sou uma pessoa que meu organismo não tem muito efeito colateral das coisas. Eu reajo bem aos estímulos, mas precisa de orientação", finalizou.
Ver essa foto no Instagram