TRAGÉDIA! Escritora famosa morre aos 35 anos e irmã desabafa: 'Seu coração...'
Autora do livro 'Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki', Baek Se-hee tem morte precoce e deixa família desolada; confira!
A escritora Baek Se-hee, conhecida mundialmente pelo best-seller Queria morrer, mas no céu não tem tteokbokki, faleceu aos 35 anos. A notícia foi confirmada nesta quinta-feira (16) pela Agência Coreana de Doação de Órgãos, que também revelou que a autora foi doadora e ajudou a salvar cinco vidas com a entrega de seus órgãos.
A causa da morte não foi divulgada
Baek, que comoveu leitores ao expor com honestidade suas batalhas contra a depressão, ganhou destaque ao publicar em 2018 uma obra que mistura memórias pessoais e reflexões terapêuticas. O livro reúne diálogos reais com seu psiquiatra, nos quais ela expressava o contraste entre o desejo de desaparecer e os pequenos prazeres da vida, como comer tteokbokki, prato tradicional da Coreia do Sul e um de seus favoritos.
O impacto da obra foi imediato no país natal da autora, e, com o tempo, ganhou o mundo: figurou na lista de mais vendidos do Sunday Times, no Reino Unido, e também recebeu destaque no New York Times, que recomendou a leitura a seu público internacional.
"Mesmo quando mudei todas as partes da minha vida que eu queria mudar - meu peso, educação, parceiro e amigos - eu ainda estava deprimida", escreveu. "Nem sempre me sentia assim, mas entrava e saía de uma melancolia que era tão inevitável quanto o mau tempo".
No ano seguinte, Baek publicou a sequência do sucesso, aprofundando os relatos sobre sua vivência com distimia, uma forma crônica de depressão leve, no livro Queria morrer, mas no céu (ainda) não tem tteokbokki. Nascida em 1990, ela era a segunda de três irmãs. Estudou escrita criativa na universidade e trabalhou como diretora de redes sociais em uma editora antes de mergulhar no tratamento para depressão, experiência que acabou dando origem à sua escrita mais conhecida.
Em nota divulgada pela agência de doação de órgãos, a irmã mais nova da autora, Baek Da-hee, prestou uma homenagem emocionante à memória de Baek Se-hee: "Conheço seu coração bondoso, que amava tanto e não odiava ninguém, então espero que ela agora descanse em paz no céu. Eu te amo muito", disse ela, que completou: "Ela escrevia, compartilhava seu coração com os outros através de sua escrita e esperava nutrir sonhos de esperança".