Sucesso no empreendedorismo: famosas investem em negócios inovadores e inspiram outras mulheres
De acordo com a empresária Marina Candia, quando uma mulher empreende se torna inspiração para que outras façam o mesmo.
O Brasil tem hoje cerca de 52 milhões de empreendedores. Desse número, 30 milhões são mulheres que gerenciam o próprio negócio. Os dados são do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2020, coletados com apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade).
Entre elas, podemos citar alguns nomes conhecidos da mídia, como Giovanna Antonelli, Juliana Paes, Ana Hickmann e Marina Ruy Barbosa. Flávia Alessandra e Fiorella Mattheis também vão além da profissão pela qual são conhecidas e se arriscam no mundo dos negócios.
A empresária Marina Candia comenta que a mesma pesquisa mostra que 55% das empresárias brasileiras abriram negócios nos últimos três anos, em plena pandemia de Covid-19. Ela reforça que as mulheres têm buscado por flexibilização entre a possibilidade de trabalhar e, ao mesmo tempo, estarem perto da família. Nesse objetivo, o empreendedorismo é a escolha feita.
"A expectativa é que, nos próximos anos, o número de mulheres que têm a própria empresa aumente ainda mais. Isso vai de encontro com alguns interesses, como a busca pela independência financeira, maior renda familiar e, até mesmo, a liberdade de poder participar do crescimento dos filhos mais de perto", explica.
"Hoje em dia a mulher é mãe, esposa, profissional e dona de casa. Então, o empreendedorismo representa uma realização. As mulheres alinham seus conhecimentos com planejamento e ...